Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Com 200 leitos clínicos e de UTI, veja os serviços previstos no Hospital Maternidade e da Criança

Atendimentos são voltados para mulher, gestante e recém-nascido

  • E
  • Emilly Oliveira

Publicado em 30 de novembro de 2023 às 05:30

Maternidade municipal será no antigo Hospital Salvador
Maternidade municipal será no antigo Hospital Salvador Crédito: Valter Pontes/Secom

Os 200 leitos clínicos e de UTI do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2024, vão possibilitar a realização de diversos serviços voltados tanto para a saúde das gestantes, como dos recém-nascidos e das mulheres em geral.

Os leitos estão previstos para serem divididos entre quatro áreas da primeira maternidade municipal de Salvador: maternidade, Atenção Infantil, atenção à mulher e assistência intermediária.

A ala da maternidade, onde será oferecido atendimento a todo o ciclo materno infantil, contará com 96 leitos entre clínica obstétrica, ginecológica, cuidado intermediário neonatal convencional e canguru. Haverá ainda centro cirúrgico, obstétrico e leitos de recuperação pós-anestésico.

No setor de Atenção Infantil, haverá 37 leitos divididos entre internação geral e UTI pediátrica. A estrutura vai prover atendimento de urgência e emergência pediátrica, incluindo atendimentos a crianças em situação de vulnerabilidade.

A unidade de atenção à mulher terá 51 leitos de internação geral e de terapia intensiva, para promover a melhoria das condições de vida e saúde das soteropolitanas, mediante ampliação do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.

Os outros 16 leitos serão destinados ao serviço de assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial. O espaço terá salas de cirurgia ambulatorial, para colonoscopia, endoscopia alta, histeroscopia e centro de endoscopias.

O HMC também realizará serviços de bioimagem - raio X digital, ultrassonografia com doppler, eletrocardiografia, cardiotocografia, eletroencefalograma, ressonância magnética, tomografia e mamografia.

O número de atendimentos emergenciais ainda não foi divulgado, mas a vice-prefeita de Salvador e secretária de Saúde do município, Ana Paula Matos, projeta uma guinada no atendimento ao público-alvo e a inserção de Salvador na lista de referências à saúde da mulher e do recém-nascido no Brasil.

“Além da maternidade que todo mundo já esperava, com a possibilidade do parto natural, humanizado, das cirurgias quando houver necessidade, e a UTI neonatal e para mãe. Também teremos uma ala só para cirurgia pediátrica e outra só para cirurgia eletiva da mulher, por exemplo: prolapso e mioma”, destaca a vice-prefeita.

Segundo o prefeito Bruno Reis, que acompanhou a vice-prefeita no evento de assinatura da ordem de serviço da obra na última nesta quinta-feira (29), o hospital ainda desafogará a regulação. “No futuro, este hospital também vai receber pacientes da UPAs, em especial mulheres que necessitarem realizar cirurgias eletivas”, informou o gestor da cidade.

Alguns serviços já divulgados:

Ultrassonografia com doppler

Eletrocardiografia

Cardiotocografia

Eletroencefalograma

Ressonância magnética

Tomografia

Mamografia