Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Curso de gastronomia gratuito em Salvador está com inscrições abertas

Saiba como se candidatar

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 20 de julho de 2025 às 09:38

Programa para pessoas em situação de vulnerabilidade está com inscrições abertas até 23 de julho
Programa para pessoas em situação de vulnerabilidade está com inscrições abertas até 23 de julho Crédito: Divulgação

Um curso de gastronomia sustentável gratuito está com vagas abertas para pessoas de baixa renda da cidade de Salvador. Trata-se da quinta edição da Cozinha do Amanhã, promovida pelo Instituto Capim Santo, organização social que democratiza o acesso à gastronomia sustentável. Serão 200 horas de aulas, com atividades práticas e teóricas. As inscrições estão abertas até quarta-feira (23). 

A formação é apoiada pelo Instituto Terra Firme, e será ministrado na Universidade Salvador (Unifacs). O início do curso está previsto para segunda quinzena de agosto. O projeto Cozinha do Amanhã oferece formação na área de gastronomia, incluindo conceitos sustentáveis, que considera valores como o uso integral dos alimentos, valor nutricional e ingredientes locais. As aulas abordarão técnicas com carnes, peixes, ovos, massas, dentre outros conhecimentos para o dia a dia em uma cozinha profissional.

O programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, e as inscrições podem ser feitas neste link. “Seguimos animados em levar adiante nossos projetos, com o propósito de transformar vidas por meio da gastronomia. Salvador, com toda a sua riqueza cultural e tradição culinária reconhecida internacionalmente, é o lugar ideal para isso. Queremos abrir caminhos para que os talentos locais ganhem protagonismo e escrevam suas próprias trajetórias”, diz Luccio Oliveira, presidente do Instituto Capim Santo. 

Após a conclusão do curso, aproximadamente 80% dos formandos seguem carreiras na área da gastronomia, seja como funcionários ou empreendedores. O programa já formou 12 mil alunos nas cidades de Itacaré e Trancoso, São Paulo e Rio de Janeiro.