Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

De alta periculosidade, líder de facção na Bahia é preso pela Polícia Federal

Homem é um dos criminosos mais procurados pelas forças policiais, segundo a PF

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 9 de maio de 2025 às 14:14

Polícia Federal
Polícia Federal Crédito: Arquivo Agência Brasil

Um dos criminosos mais procurados na Bahia, o líder de uma facção criminosa que atua na região sudoeste da Bahia foi preso na manhã desta sexta-feira (9) na operação Artemis, da Polícia Federal. 

O alvo da operação é chefe de facção criminosa atuante na região de Ibirataia. Ele não teve a identidade divulgada, mas sua atuação violenta também atingia os municípios de Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ipiaú e Ubatã. O homem é considerado de alta periculosidade, envolvido diretamente em cinco homicídios e ordenado diversos outros, todos com procedimentos investigativos em andamento.

Ele tinha fugido do Conjunto Penal de Jequié, desde o ano de 2023, e passou a ser um dos criminosos mais procurados pelas forças policiais, principalmente pela violência. Contra ele ainda pesam dois mandados de prisão em aberto.

Na cidade de Ibirataia, ele é investigado por dar ordens para matar, pelo menos, cinco pessoas, todos antigos aliados e rivais, um dos mais notáveis aconteceu em 16 de abril de 2023, quando foi determinada a morte de um jovem em uma praça pública, com um tiro na cabeça à queima roupa, ao lado de diversas outras pessoas, o homicídio foi filmado por câmeras de segurança. No início desse mês, o criminoso ainda realizou diversos disparos contra viatura da polícia.

Segundo a corporação, durante a operação de hoje, a equipe foi recebida a tiros e um dos suspeitos foi atingido e não resistiu. As investigações continuam para localização de outros integrantes do grupo criminoso e comparsas nos crimes violentos praticados.

Neste ano, já foram localizados e presos 26 suspeitos, investigados por crimes de homicídios e outros crimes violentos no estado.

A FICCO/BA é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil da Bahia, Polícia Penal da Bahia, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.