Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Músicos protestam em Salvador após polêmicas sobre cachês

Forrozeiros cobram aprovação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na Bahia

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 4 de fevereiro de 2026 às 17:01

Forrozeiros sugerem a aprovação de TAC para contratações no São João
Forrozeiros sugerem a aprovação de TAC para contratações no São João Crédito: Divulgação

Forrozeiros e representantes da cultura popular baiana vão se reunir, nesta quinta-feira (5), a partir das 11 horas, com a direção da União dos Municípios da Bahia (UPB), na sede da entidade, no CAB, em Salvador. O encontro vai debater as recentes polêmicas sobre o aumento de cachês de grandes artistas no São João da Bahia. Os músicos também cobram a aprovação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que priorize a valorização de artistas baianos nas programações juninas.

No final de janeiro, prefeitos baianos se reuniram na UPB para discutir, com órgãos de controle, a definição de recomendações e critérios que orientem a contratação de atrações artísticas no período do São João. Na ocasião, o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou a preocupação dos gestores com a disparidade nos valores cobrados por artistas e produtoras, além do impacto da inflação sobre a estrutura dos eventos, como palcos, sonorização e iluminação.

Após o encontro de gestores, forrozeiros de diferentes regiões da Bahia vão se reunir na sede da entidade para discutir propostas de valorização de artistas locais, através de um TAC. A proposta apresentada pelos coletivos de forrozeiros sugere que ao menos 50% das atrações das programações juninas sejam compostas por artistas baianos de forró, tanto em número de contratações quanto, preferencialmente, no volume de recursos investidos.

São João em Mata de São oferece grandes atrações e pertinho de Salvador por Prefeitura de Mata / Divulgação

O documento também prevê maior transparência nas contratações, com divulgação prévia das grades e dos valores pagos, além do respeito às legislações vigentes sobre contratação pública.

Entre os pontos defendidos estão ainda o monitoramento do cumprimento do TAC pelo Ministério Público Estadual e pelo Tribunal de Contas dos Municípios, a atuação da UPB como articuladora e orientadora dos gestores municipais e o apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, por meio de suas secretarias e órgãos de cultura.

Segundo os organizadores, a adoção do TAC "pode resultar no fortalecimento do forró e da cultura popular baiana, na ampliação da geração de emprego e renda para artistas e trabalhadores da cultura, no uso mais equilibrado dos recursos públicos e na redução de conflitos jurídicos relacionados às contratações artísticas".