Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Paróquia da Vitória celebra aniversário de 70 anos do padre Luís Simões

Uma missa e um jantar em homenagem ao pároco foram realizados nesta segunda-feira (5)

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 5 de maio de 2025 às 21:54

Padre Luís Simões completou 70 anos nesta segunda-feira (5)
Padre Luís Simões completou 70 anos nesta segunda-feira (5) Crédito: Marina Silva/CORREIO

A noite foi de celebração na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador. O motivo era mais que especial, afinal era o aniversário de 70 anos do Padre Luís Simões, pároco da igreja. Uma missa foi celebrada no final da tarde e em seguida os presentes foram até o subsolo da igreja, onde realizaram um jantar em homenagem ao padre. Entre os convidados estava a empresária Rosário Magalhães.

“Só tenho que agradecer pela minha vida e pela minha história. É um privilégio fazer o que gosta e gostar do que faz. Eu só agradeço a Deus por ter tanta gente ao meu lado, me ajudando e apoiando a igreja. Essas são relações construídas por muito tempo entre todos nós”, disse o padre Luís.

Após a liturgia, os fiéis pararam para cumprimentar o padre e entregar presentes. No altar foram colocados cartazes feitos pelas crianças da Escola Municipal Paroquial da Vitoria, projeto mantido pela igreja. O carinho pelo padre é reforçado por aqueles que participam do dia a dia da paróquia, como a adminstradora de empresas Liliana Dumet, 55 anos.

“É uma grande alegria celebrar mais um ano de vida de uma pessoa tão próxima que é pastor, orientador, conselheiro, amigo e pároco. Então, a gente costuma dizer que é uma bênção e um presente. Ele faz aniversário no mês de Maria e conseguimos enxergar na pessoa dele as virtudes de Nossa Senhora, como o serviço, a oração e a fé inabalável nos momentos de dificuldade”, falou.

A empresária Rosário Magalhães esteve na celebração
A empresária Rosário Magalhães esteve na celebração Crédito: Marina Silva/CORREIO

O Padre Luís Simões completou 41 anos de sacerdócio no último dia 22 de abril. Ele tomou posse como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória no dia 8 de abril de 2002, após ser ordenado pelo então arcebispo de Salvador Dom Geraldo Majella. Antes, ele passou pelas paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Itapuã, e Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira.

A paróquia da Vitória é responsável pela Feira da Fraternidade e por diversos projetos sociais. Entre eles estão uma escola municipal e uma creche, que atendem mais de 150 crianças, além de um centro médico e odontológico, que realiza 2 mil atendimentos mensalmente. Quem quiser apoiar a igreja pode entrar em contato através do Instagram (@nsdavitoria).

Crianças da Escola Paroquial da Vitória deixaram mensagem no altar
Crianças da Escola Paroquial da Vitória deixaram mensagem no altar Crédito: Marina Silva/CORREIO

Saiba mais sobre os projetos da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória

Inaugurada em 1981, o Centro Social de Saúde Esmeralda da Natividade está localizado no Largo da Vitória. De acordo com a paróquia, cerca de 2 mil pessoas são atendidas por mês no local, que conta com 15 especialidades médicas e odontológicas. Ao todo, a unidade já atendeu 800 mil soteropolitanos desde a sua fundação. O atendimento é gratuito.

A Escola Municipal Paroquial da Vitória foi fundada na década de 1960 e está situada no prédio principal da igreja. A unidade atende 166 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com aulas em tempo integral. As crianças recebem alimentação completa durante a estadia na unidade.

Já a Creche Nossa Senhora da Vitória iniciou suas atividades em 1984 em um imóvel localizado na Rua da Flórida, na Graça. O local foi comprado com recursos oriundos das três primeiras edições da feira e atende 150 crianças de dois a cinco anos de idade, com atividades em tempo integral.