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Maysa Polcri
Publicado em 10 de novembro de 2025 às 05:00
O projeto que prevê a renovação da orla de Salvador acaba de anunciar uma novidade. Um palco fixo, instalado na altura de Pituaçu, vai receber shows gratuitos de samba todos os dias, a partir do dia 15 de novembro até o final do verão. A iniciativa integra o plano de novos equipamentos a serem instalados no trecho de 3,5 quilômetros da orla, que receberá 25 quiosques. >
O lançamento do Palco Nelson Rufino será realizado no dia 15 deste mês, quando os dois primeiros quiosques gastronômicos serão inaugurados. São eles o Samba Social Clube, de origem carioca, e o Ó Paí, Ó, do ator baiano Érico Brás, que também opera no Pelourinho. O palco onde acontecerão os shows será localizado entre os dois restaurantes. >
Veja o projeto da nova orla de Salvador
A entrada para o espaço será gratuita. Em entrevista ao CORREIO, o vice-presidente executivo da Orla Brasil, Guilherme Borges, contou os detalhes do projeto. O objetivo, segundo ele, é tornar o trecho do Corsário, Pituaçu e Patamares um destino turístico da capital soteropolitana. Daí surgiu a ideia de ter uma banda fixa para se apresentar todos os dias no local. >
"Será um espaço com palco fixo onde acontecerão shows de samba todos os dias, pelo menos durante o verão. Precisamos transformar essa orla no destino, então temos que ter uma constância. Estamos ensaiando uma banda residente, que fará quatro horas de shows", explica o vice-presidente. As apresentações acontecerão das 16 horas às 20 horas. >
Cada apresentação contará com seis músicos, mas o total de artistas é maior, permitindo que seja feito um revezamento entre eles. "Antes de ser uma roda de samba em um bar, os shows serão um produto cultural", ressalta. No dia 15 de novembro, o público conhecerá ainda a estátua feita em homenagem ao cantor e compositor Nelson Rufino, sambista baiano consagrado. A Orla Brasil é a empresa responsável pela concessão dos novos equipamentos da orla pelos próximos 30 anos. >
Além do palco, o projeto contempla a inserção de 32 novos equipamentos na orla de Salvador, com o objetivo de atrair moradores e turistas para regiões não contempladas por pontos turísticos da cidade. Na primeira etapa, serão 25 quiosques inaugurados. Eles serão divididos entre dois segmentos: gastronomia e conveniência. Os restaurantes terão capacidade para 140 pessoas, enquanto o segundo tipo tem capacidade reduzida, para 48 visitantes. O projeto é uma parceria com a Prefeitura de Salvador. >
Além das marcas já citadas, serão inaugurados quiosques dos grupos Espetto Baiano e Red, além do quiosque franquia Chopp Brahma. Os bares e restaurantes funcionarão até às 22 horas, sendo esperado o pico de movimento durante o final da manhã e no final da tarde, especialmente aos finais de semana. Poderão ser instaladas até 60 cadeiras e mesas na faixa de areia, transformando os equipamentos em espécie de beaches clubs (clubes de praia, em tradução livre).>
A capacitação de profissionais que trabalham na praia é um dos focos dos investimentos. Cerca de 50 profissionais que já atuavam na região passaram por curso de formação para gerir os negócios. Cada quiosque terá a gestão individual de posto de venda, que permitirá maior controle dos empreendimentos e oferecerá até cashback aos clientes. >
Antes do início das operações, no dia 15, o trecho da orla passará por limpeza. Mesas e cadeiras de plástico serão substituídas por novos materiais e os operadores receberão estoque inicial de produtos que serão vendidos nos primeiros dias do negócio. A Orla Brasil também vai colocar em prática o projeto lixo zero, para que os quiosques utilizem apenas produtos reciclados. Inicialmente, o projeto piloto vai ocorrer em alguns dos empreendimentos. >