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Millena Marques
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 10:34
O projeto de lei que prevê a criação a Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Segundo o governo estadual, a pasta terá a função de acompanhar a implantação do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (SRPSI). Somente em 2025, a despesa com o pessoal vai custar R$ 1,4 milhão, a partir de outubro. >
Já para o exercício de 2026, o valor previsto é de R$5,1 milhões, e para 2027, o orçamento da pasta é de R$5,2 milhões. “O Estado, ao elaborar os estudos para a efetivação da proposta, considerou a necessidade de manter o equilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas”, argumentou o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que solicitou tramitação em regime de urgência para o texto na Alba. >
O projeto de construção da ponte foi delegado à iniciativa privada através de contrato de Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade de concessão patrocinada. No documento, Jerônimo Rodrigues argumentou que a criação da nova secretaria em caráter transitório é essencial para o adequado acompanhamento do projeto e construção da ponte. >
Ponte Salvador-Itaparica é promessa antiga do Governo do Estado
De acordo com o Projeto de Lei nº 25.963/2025, a Seponte será responsável por coordenar, articular, promover, acompanhar e integrar as ações e projetos prioritários da fase de implantação do sistema rodoviário. A pasta, segundo o governo estadual, atuará diretamente e em apoio a programas, projetos e ações executados por outros órgãos ou entidades da administração pública de quaisquer esferas governamentais. >
A implantação da Seponte prevê a criação de cargos em comissão, a exemplo de superintendente, diretor, assessores especiais, técnicos e administrativos, além de coordenador, chefe de gabinete, assistentes e secretário de gabinete. >
Ponte Salvador-Itaparica
Sonho antigo dos baianos, obra tem previsão para começar em junho de 2026. A construção foi concedida em 2009, ainda na gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT). Dez anos depois, o projeto foi licitado e o contrato foi assinado em 2020, na gestão de Rui Costa (PT). Até o momento, a obra já avançou na batimetria, na geofísica, avaliação dos impactos ao patrimônio material e imaterial, estudos de tráfego, pesquisa arqueológica e mapeamento dos povos de comunidades tradicionais que vivem na Ilha de Itaparica. >