Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

França reconhece oficialmente o Estado da Palestina

País se junta a Portugal, Reino Unido, Austrália e Canadá que também reconheceram formalmente a existência do estado palestino

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Monique Lobo

  • Estadão

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 18:13

Presidente da França, Emmanuel Macron virá a Salvador para fórum ‘Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África’
Presidente da França, Emmanuel Macron Crédito: Divulgação

A França reconheceu, nesta segunda-feira (22), o Estado Palestino. O anúncio acontece pouco antes da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que começa nesta terça-feira (23). No fim de semana, Portugal, Reino Unido, Austrália e Canadá também reconheceram formalmente a existência de um Estado da Palestina.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também destacou a situação na Faixa de Gaza e pediu a libertação de reféns mantidos pelo Hamas.

19 pessoas perderam a vida devido à fome em um único dia na Faixa de Gaza por Divulgação/ Irna

"Chegou a hora de pôr fim à guerra, aos bombardeios em Gaza, aos massacres e à população em fuga. Chegou a hora pois a emergência está em toda parte. Chegou a hora da paz porque estamos a momentos de não conseguir mais compreendê-la", disse ao começar seu discurso. 

Ele ainda acrescentou: "Reconhecer os direitos legítimos do povo palestino não retira em nada os direitos do povo israelense, que a França apoia desde o primeiro dia. [...] Precisamente porque estamos convencidos de que este reconhecimento é a única solução que trará paz a Israel".

Com o início da Assembleia da ONU, a expectativa é que esse número de países aumente. São esperados os países Malta, Andorra, Bélgica, Luxemburgo e San Marino. O Brasil reconhece o Estado Palestino desde 2010.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, informou que Copenhague só reconhecerá a Palestina caso sejam atendidas condições como a libertação de reféns israelenses, o desarmamento do Hamas e a exclusão do grupo de um futuro governo em Gaza. Os Estados Unidos, por sua vez, são contra a solução de dois estados, o Palestino e o de Israel.

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, informou que o país não pretende reconhecer a Palestina nas reuniões da ONU deste mês. Mas, ressaltou que a questão "não é se, mas quando" isso ocorrerá, diante da pressão crescente da comunidade internacional e de setores domésticos.

Tags:

Emmanuel Macron Gaza Palestina