Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Irmã do papa Francisco está sob cuidados de freiras e não conseguiu se despedir

Argentino morreu na segunda-feira (21); velório será no sábado (26)

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 22 de abril de 2025 às 18:20

O Papa Francisco trouxe mudanças significativas para a Igreja Católica (Imagem: Riccardo De Luca - Update | Shutterstock)
Papa não foi para Argentina durante gestão  Crédito: Imagem: Riccardo De Luca - Update | Shutterstock

O papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21), não via a única irmã viva há 12 anos, desde que se tornou líder da Igreja Católica. 

A dona de casa María Elena Bergoglio é a caçula da família e única sobrevivente dos cinco filhos do casal Mario Jorge Bergoglio e María Regina Sívori. Já o papa era o irmão mais velho. Entre eles nasceu vieram Oscar (1938-1997), Marta Regina (1940-2007) e Alberto (1942-2010).

Apesar de ser mais nova, a argentina sofre problemas de saúde há anos e hoje é cuidada por freiras em Buenos Aires, segundo o jornal argentino La Nación. A situação a impossibilita de fazer longas viagens. Por outro lado, o pontífice não visitou seu país natal desde o último conclave devido a conflitos no local e sua agenda cheia. 

Ele foi visitado nos últimos anos em Roma pelas idosas primas Carla e Nella, sobrinhos e sobrinhos-netos e a distância foi compreendida pelos familiares e "encurtada" por trocas de mensagens.

"Ele sempre foi um irmão muito companheiro, muito presente para além das distâncias e seus compromissos com a Igreja. Nos falamos uma vez por semana, nos escrevemos cartas [...]", disse a irmã. 

Quando será o funeral do papa?

O Vaticano anunciou que o funeral do papa Francisco será realizado no sábado (26), às 5h no horário de Brasília, o que corresponde às 10h em Roma. A decisão foi tomada em uma reunião de cardeais nesta terça-feira (22).

A celebração da Santa Missa Exequial acontecerá na Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após a missa, o corpo será conduzido em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá o sepultamento, conforme o desejo do pontífice.

Representantes de diversos países do mundo marcarão presença na despedida.