Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Segundo dia do velório do papa teve fila de apenas 15 minutos; 90 mil já se despediram de Francisco

Filas na quarta-feira (23) chegavam a horas de espera

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Elaine Sanoli

  • Estadão

Publicado em 24 de abril de 2025 às 20:34

Velório do papa Francisco
Velório do papa Francisco Crédito: Vatican Media/ Divisione Foto

No segundo dia de velório do Papa Francisco, a Basílica de São Pedro já recebeu pelo menos 90 mil fiéis e admiradores, de acordo com o Vaticano. A contagem foi feita até as 19h (14h de Brasília) desta quinta-feira (24).

O fluxo foi menos intenso do que na quarta-feira (23), quando peregrinos chegavam a esperar por até 5h. Fiéis relataram ter enfrentado apenas 15 minutos de espera ao final da tarde na capital italiana. O dia foi marcado por picos no fluxo de visitantes.

Por conta do grande fluxo de pessoas visitando o corpo do Pontífice para se despedir, a entrada na basílica foi até as 5h30 da manhã e suspensas por 1h30, apenas para realizar a limpeza na igreja.

Muitos grupos de jovens marcaram presença no velório. Eles estavam em Roma para a canonização de Carlo Acutis, que ocorreria neste domingo (27), mas foi cancelada após a morte do pontífice.

"Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir do papa Francisco, e estaremos no funeral no sábado", afirma a hondurenha Suyapa Yanes, coordenadora de um grupo de adolescentes que veio da diocese de Wilmington (EUA).

Na fila, uma vestimenta frequente é a camiseta da "Celeste", como é conhecida a seleção argentina. "É muito forte para um argentino viver isso aqui. Acompanhamos de perto a saúde do papa e é muito inspirador ver como ele foi muito forte, que sempre ia adiante e vivia tudo com senso de amor. Nós, argentinos, temos muito a aprender com ele", afirma a psicóloga Rosario Romero.

"Estamos ansiosos por participar deste momento", afirma o capixaba Tiago Ventura. "Chegamos em Roma há dois dias e ontem não encaramos a fila, mas hoje estamos dispostos a esperar duas horas para vê-lo."

Nesta sexta-feira (25), o Vaticano espera uma quantidade maior de pessoas devido ao feriado na Itália (Dia da Liberação) e à concentração de quem chega para participar do funeral no sábado (26).