Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ai que delícia o verão: Sol aparece após tempestade em Salvador

Baianos e turistas comentam sobre a expectativa para o verão

  • Foto do(a) author(a) Brenda Viana
  • Y
  • Brenda Viana

  • Yasmin Oliveira

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 05:15

Chegada do verão em Salvador
Chegada do verão em Salvador Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

A cantora Marina Sena já tem a música da temporada mais esperada entre os baianos. Com o trecho famoso "ai que delícia o verão", a canção tomou conta também das caixas de sons das praias soteropolitanas. O feriado de Natal atraiu baianos e turistas para as praias da capital onde, enfim, o verão está com cara de verão.

Desde a última sexta-feira (22), o verão começou com chuvas e ventos fortes causados pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) — área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desça para a superfície. Apenas nesta segunda-feira (25) que o verão realmente chegou em Salvador com céu aberto e sol forte, os termômetros se aproximam dos 32 °C e a temperatura pode aumentar ainda mais, principalmente com a mudança climática ocorrendo há mais de 30 anos.

A sensação térmica pode alcançar a faixa dos 34 °C, um número bastante alto para o que os baianos estão acostumados, mas bem pior para turistas.

Banhistas no Porto da Barra
Banhistas no Porto da Barra Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

Natural da Bahia, mas morando em São Paulo há alguns anos, a diarista Ivone de Souza Santos, de 51 anos, decidiu trocar o calor abafado da capital paulista pelos ventos do litoral baiano neste Natal. Hospedada na casa da irmã, em Lauro de Freitas, resolveu aproveitar o dia de sol na praia do Porto da Barra antes de retornar para o sudeste.

"Com esse calor é impossível ficar em casa com criança e adolescente. Volto pra São Paulo no dia 30 e o réveillon vai ser de chuva, preferia ficar aqui nas minhas raízes para aproveitar o verão”, comenta.

Ivone de Souza e família
Ivone de Souza e família Crédito: Arisson Marinho

Outra banhista que aproveitou o sol do feriado foi a professora Luciana Paula de Assis. Moradora de Ituverava, interior de São Paulo, ela retorna para o estado nesta terça-feira (26) e já está sentindo falta do verão soteropolitano com antecedência.

Praia do Buracão, Salvador
Praia do Buracão, Salvador Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

“Ficamos apaixonados pelo Porto e o verão daqui é bastante forte, não estamos acostumados com tanto calor”, conta. O marido dela, Ricardo Estefane Leite, também revelou sua recente paixão pelo verão de Salvador: “Vamos voltar pra São Paulo com vontade de retornar porque as praias daqui são belíssimas e o verão está de tirar o fôlego”.

Luciana Paula e Ricardo
Luciana Paula e Ricardo Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

O aposentado Claudio Santos, de 76 anos, está ansioso para o verão, principalmente devido à quantidade de pessoas que circulam no calçadão do Porto, fazendo exercícios físicos, além da energia que a estação traz para a cidade. "Eu não suporto o frio. Fico esperando o ano inteiro para poder vir todos os dias para a praia, ainda mais que eu não tenho mais nada para fazer em casa, só assistir novela e a prainha de manhã. Eu moro onde os turistas vêm passear e isso é maravilhoso, fico me achando", brinca. 

Não foram apenas os turistas que foram atrás de um banho de mar para se refrescar. Após as fortes chuvas, a publicitária Bruna Almeida também buscou o Porto da Barra como um refúgio com a chegada do sol.

"Depois da minha janela quebrar com a força do vento e da chuva, hoje vim aqui tomar um banho de sol para tirar a energia ruim daquela tempestade. Agora estou esperando minhas férias para aproveitar ainda mais com uma cerveja gelada no Porto", comenta a publicitária.

A estudante Suanne Silva, 21, também comemorou o fim das chuvas com um acarajé na faixa de areia da Barra. “Sempre me planejo para aproveitar o sol em dezembro, mas nunca pensei que ele demoraria tanto para chegar. Finalmente posso aproveitar a praia com um dia de sol perfeito”, conta.