Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Avenida de Salvador pode receber nome de Preta Gil; saiba mais

Proposta foi apresentada pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB)

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 22 de julho de 2025 às 07:01

Preta Gil
Preta Gil Crédito: Reprodução

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) propôs, na segunda-feira (21), um projeto de lei para que uma avenida de Salvador receba o nome de Preta Gil. A artista, que morreu no último domingo (20) após complicações de um câncer de intestino, tinha uma relação intensa com a capital baiana, onde morou até os quatro anos.

Procurada pelo Alô Alô Bahia, Aladilce destacou a importância de reconhecer publicamente um nome como o de Preta Gil, cuja trajetória foi marcada pelo ativismo negro e pela defesa de pautas sociais que, por muito tempo, não tiveram destaque na mídia

“A importância está em homenagearmos uma mulher negra, numa cidade onde os brancos, homens e ricos são a maioria dos homenageados. Preta Gil foi uma artista brilhante, além disso, com seu exemplo de coragem e resiliência nos deixa grandes ensinamentos de como lidar com preconceitos e até como enfrentar a finitude da vida”, disse Aladilce.

No documento, a vereadora explicou que a nomeação do logradouro terá uma dupla função: servir como um memorial aberto e símbolo da resistência contra as injustiças sociais. “Será um reconhecimento público e duradouro da vida, obra, batalha e legado de Preta Gil, mulher preta, artista e ativista que deixou uma marca indelével na cultura e no coração do nosso povo”, afirmou.

Preta Gil por Reprodução

Preta tratava um câncer no intestino desde 2023. Em dezembro do ano passado, passou por uma cirurgia de 18 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em maio de 2025, seguiu para os Estados Unidos para um tratamento experimental.

Com o quadro se agravando, Preta tentou voltar ao Brasil neste domingo (20), mas acabou não resistindo. De acordo com informações confirmadas pela assessoria da cantora ao jornal O Globo, a cantora iria embarcar em uma UTI aérea, mas passou mal dentro da ambulância a caminho do aeroporto de Nova York e não resistiu.