Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bombeiros encerram combate a incêndio em prédios no Comércio; rescaldo durou 37h

A ocorrência, de grande proporção, mobilizou mais de 50 bombeiros e 15 viaturas

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 18 de julho de 2025 às 18:21

Trabalho de rescaldo em prédios atingidos por fogo no Comércio
Trabalho de rescaldo em prédios atingidos por fogo no Comércio Crédito: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Os bombeiros militares encerraram na tarde desta sexta-feira (18) o trabalho de rescaldo após o incêndio no bairro do Comércio, em Salvador, que atingiu quatro prédios, incluindo o casarão onde funcionava a antiga loja A Lâmpada, e interditou ao menos 20 por conta dos impactos e riscos. Ninguém se feriu na ocorrência.

Por volta das 8h de hoje (18) eles ainda realizavam o monitoramento. Com a finalização dos trabalhos, segundo a assessoria de imprensa da corporação, foram cerca de 37 horas de trabalho ininterruptos. Os imóveis possuíam muito material combustível como madeira e papel, o que tornou a ocorrência mais delicada.

A ocorrência, considerada de grande proporção, mobilizou mais de 50 bombeiros ao longo da operação, que foi iniciada por volta da 1h da quinta-feira (17) e exigiu uma força-tarefa com pelo menos 15 viaturas, entre autos bomba-tanque (ATBs), unidades de resgates (URs), autoescada plataforma aérea (AEPA) e auto bomba-tanque salvamento (ABTS), além de apoio logístico.

“Por causa da alta complexidade das edificações, nós atuamos com bastante cautela também pelo risco de desabamento. Utilizamos técnicas de resfriamento. Conseguimos confinar as chamas e consequentemente a extinção do fogo. Durante toda a operação, mantivemos o monitoramento dos quatro imóveis e das edificações vizinhas”, explicou a tenente-coronel BM Érica Prado, comandante do 1º BBM, em Salvador.

Equipes da Polícia Militar, Transalvador e da Defesa Civil (Codesal) deram apoio à ocorrência. Ainda segundo os bombeiros, a causa do incêndio é desconhecida.

O edifício onde funciona a Unijorge Campus Comércio foi notificado pela Codesal para desocupação face ao risco de desabamento de remanescentes do incêndio.

A Codesal realizou ainda o isolamento da área. O trânsito de veículos foi suspenso na rua Portugal, estando liberada para a passagem de pedestres, da mesma forma que na rua Pinto Martins. Já a rua Conselheiro Dantas continuará isolada. As equipes continuarão no local para garantir a segurança dos que transitam na região. Com o fim do rescaldo, será possível a Codesal ter uma avaliação precisa dos imóveis.