Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Carnaval de Salvador ganha novo bloco LGBTQIAPN+ com estreia no Rio Vermelho

Desfile acontece no dia 17 de janeiro com repertório que homenageia nomes do samba e estrutura pensada para pessoas com deficiência

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 30 de dezembro de 2025 às 21:45

Alfabeta
Alfabeta Crédito: Divulgação

O verão de Salvador ganha um novo bloco em 2026 com a estreia do Alfabeta, que desfila pela primeira vez no dia 17 de janeiro, a partir das 15h, na Rua do Meio, no Rio Vermelho. Criado para celebrar a diversidade LGBTQIAPN+ no samba, o bloco chega ao Carnaval com a proposta de resgatar compositoras e compositores que ajudaram a construir o gênero, mas foram historicamente apagados pelo machismo, pela LGBTfobia e pela exclusão social.

O desfile reúne música, memória e afirmação política em um repertório que homenageia nomes como Ismael Silva e Assis Valente, além de criações autorais e performances marcadas pela irreverência. Um dos principais diferenciais da estreia é a acessibilidade: o Alfabeta foi pensado desde a origem para receber pessoas com deficiência, com recursos que garantem participação plena do público.

A proposta de inclusão também se estende à comunicação digital, com conteúdos acessíveis nas redes sociais, e a ações simbólicas, como a criação do sinal oficial do bloco em Libras. Contemplado pelos Editais Paulo Gustavo Bahia, o Alfabeta surge como uma das apostas do verão soteropolitano ao unir samba, diversidade e serviço em um mesmo cortejo.