Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

‘O sonho dela era libertar os jovens do tráfico’, diz tia de pastora baleada na Engomadeira

Carine Carvalho e o marido Manoel Carvalho atuavam com a juventude da Engomadeira em igreja fundada pelo casal

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 8 de julho de 2025 às 16:27

Carine Carvalho foi atingida por tiro na cabeça
Carine Carvalho foi atingida por tiro na cabeça Crédito: Reprodução

A pastora Carine Carvalho, baleada na cabeça por traficantes no último sábado (5), atuava na igreja para tirar jovens do tráfico. Ela e o marido Manoel Carvalho, também pastor, fundaram a Igreja Batista Casa de Oração na Engomadeira há mais de 20 anos, onde construíram uma obra social focada na juventude do bairro.

“O sonho dela era atuar libertando os jovens dessa maldição que se chama tráfico e ela alcançou”, disse uma tia de Carine, que não quis se identificar. Ela falou com a reportagem nesta terça-feira (8), antes de visitar a sobrinha no Hospital Roberto Santos, onde a pastora está internada.

“Quando eu estou dentro da igreja, que eu olho pra trás e vejo a multidão de jovens lá dentro, louvando e adorando o Senhor, livre disso, isso me traz muito regozijo na alma”, contou a tia.

“Ela poderia ter aberto a igreja em qualquer outro lugar, mas preferiu abrir dentro da comunidade, porque a Bíblia diz que onde abundou o pecado, superabundou a glória e a graça de Deus. Ela sabia o risco que corria, mas quis correr para salvar vidas. Ela é uma salvadora de vidas”, destacou.

A obra social de Carine e o marido também chega a outras regiões da Bahia. Segundo a tia, eles também atuam na região do Sisal, no semiárido baiano, onde distribuem alimentos para os afetados pela seca.

Muito atuante na Engomadeira, a pastora é respeitada pelos fiéis que frequentam a igreja, pela comunidade e conhecidos de outros estados, já que o templo também recebe religiosos de outras regiões do Brasil. “Uma pessoa extremamente inteligente, atuante e bondosa. Onde quer que ela vá, ela é muito respeitada. Ela é mulher de poucas palavras, mas quando ela abre a boca é com muita sensatez”, detalhou a tia.

Carine Carvalho foi atingida por tiro na cabeça por Reprodução

A parente não deu atualizações sobre o estado de saúde da pastora na tarde desta terça, mas pediu orações pela recuperação da sobrinha. Carine passou por uma cirurgia de quatro horas no sábado (5) e precisou de doações de sangue. Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, segundo o marido, seu quadro é estável. "Os médicos estão fazendo o trabalho deles, e nossa confiança está no Senhor. Por isso, pedimos orações a todos", disse Manoel, sem dar mais detalhes sobre o quadro.

Entenda o caso

Carine Carvalho e o marido davam carona para um conhecido na noite de sábado, após participarem do evento gospel Canta Bahia. Durante a passagem do veículo pelo bairro da Engomadeira, o casal se deparou com homens armados na Rua Direta, que atiraram. A região é palco de disputa de facções criminosas, como mostrou reportagem do CORREIO. Antes do carro ser alvejado, o pastor mostrou uma Bíblia aos criminosos.

O advogado que representa a família acompanha a investigação do caso, conduzida pela Polícia Civil. O disparo atingiu a pastora na nuca e saiu pela testa. Ela foi conduzida ao Hospital Geral Roberto Santos logo após o ataque. Além do marido, os filhos do casal, de 15 e 20 anos, também estavam no carro, mas não se feriram.