Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

A respeito da BYD, precisamos concordar em discordar

Uma resposta sobre a chegada da montadora à Bahia; saiba qual é o mais novo esquema de pirâmide financeira a quebrar; o campeonato de robôs; e os memes da semana

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 5 de julho de 2025 às 05:00

A BYD apresentou à imprensa e convidados fábrica que está construindo em Camaçari Crédito: Divulgação 

Quem diria que a nota publicada por este colunista na última quinta-feira sobre o impacto da vinda da BYD para a Bahia iria dar tanto o que falar. Primeiro veio uma revoada dos mais diversos comentários nas redes sociais, baseados em um único parágrafo do texto – teve gente achando que somos contrários à BYD, tiveram os que acharam que somos favoráveis à montadora chinesa e, acreditem, houve até quem tenha entendido o texto e ponderado que expectativas irrealistas em relação à chegada da empresa são ruins para todo mundo. Em seguida, foi a vez da própria BYD se manifestar, numa nota super respeitosa, que a coluna faz questão de reproduzir integralmente no final deste texto. Mas só depois de analisar os principais pontos do posicionamento da empresa.

Em primeiro lugar, a BYD informa que o seu complexo fabril será o maior da América do Sul. “Somente o primeiro galpão industrial, erguido em apenas 15 meses, dispõe de uma área construída de 156.800 metros quadrados, quase o tamanho de toda área industrial da antiga montadora”, explica a montadora. Com toda a convicção de que os números estão corretos, este colunista reafirma o que disse a respeito do impacto econômico no primeiro texto sobre o assunto: não há notícias de que a BYD terá a rede de sistemistas que davam suporte à Ford, e que representavam o maior contingente de trabalhadores na indústria automobilística na Bahia.

Uma reportagem do Valor Econômico em 12 de março de 2021, dois meses após o fechamento da Ford, mostrou que a montadora norte-americana tinha dentro do seu complexo 18 fábricas dedicadas a fornecer peças, além de outras 12 fora do perímetro da fábrica, que também se dedicavam a produzir de materiais para os carros. Estima-se que as sistemistas empregavam diretamente 7 mil trabalhadores, enquanto a Ford era diretamente responsável por mais 5 mil empregos, somando 12 mil postos de trabalho diretos.

Um outro sinal de que BYD não é Ford.

Importante entender que os processos produtivos e os momentos são diferentes e, até por isso, é difícil acreditar que a montadora chinesa vai reproduzir na economia baiana o processo virtuoso da chegada da Ford.

Ou seja, ter quase o mesmo tamanho não indica que tem quase a mesma importância.

Em seguida, a BYD “corrige” a informação de que o dia 1º de julho marcou a “inauguração” da fábrica: o evento, explica, “teve o objetivo de mostrar à imprensa e às autoridades o complexo industrial que está sendo construído”. Ok.

Depois afirma que vai começar “produzindo” 150 mil carros por ano, depois 300 mil. “A nacionalização seguirá os prazos estabelecidos em contrato”, informa a nota da empresa, corroborando com o que se disse por aqui. Vai começar apenas montando o que já vai chegar praticamente pronto e só depois irá produzir nacionalmente.

Já faz algum tempo que os representantes dos trabalhadores manifestam preocupação com o processo de contratação da empresa chinesa por aqui. A empresa estaria chamando apenas pessoas com menos de 35 anos, descartando quem trabalhou na Ford, além de colocar chineses em posições que poderiam ser ocupadas por brasileiros e aproveitar apenas uma pequena parte dos 500 trabalhadores que foram requalificados pela Setre, diz o sindicalista Júlio Bonfim, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Mas é no último parágrafo que precisamos concordar em discordar com a BYD, pelo menos em parte. “É incabível qualquer comparação com projetos de outras empresas do segmento no passado. O que a BYD protagoniza na Bahia é inédito na indústria brasileira”. Realmente, nada a ver com a Ford, como dito aqui. Alias, vale reafirmar a última frase do colunista sobre o assunto: Sendo bastante realista, a BYD na Bahia é a Jac Motors que deu certo. É só uma opinião sem a intenção de ofender ou chatear quem quer que seja. Como baiano, o jornalista torce para estar errado e a BYD ser tudo o que gera de expectativas.

Íntegra de nota da BYD

“A BYD Auto do Brasil ressalta que o complexo fabril em construção no município de Camaçari será o maior da América do Sul. Somente o primeiro galpão industrial, erguido em apenas 15 meses, dispõe de uma área construída de 156.800 metros quadrados, quase o tamanho de toda área industrial da antiga montadora.

O evento do dia 1° de julho, realizado justamente nesse galpão, teve o objetivo de mostrar à imprensa e às autoridades o complexo industrial que está sendo construído, num investimento de R$ 5,5 bilhões, e os primeiros carros 100% elétricos entregues no Brasil.

Na primeira fase, a fábrica vai ter capacidade de produzir até 150 mil carros por ano. Na seguinte, 300 mil. A nacionalização seguirá os prazos estabelecidos em contrato.

É incabível qualquer comparação com projetos de outras empresas do segmento no passado. O que a BYD protagoniza na Bahia é inédito na indústria brasileira”.

A vaca foi pra o brejo

Mais de seis mil investidores estão de cabelo em pé com o escândalo da vaca virtual no Uruguai. O esquema, que vem sendo investigado como a mais nova modalidade de pirâmide, provocou um rombo de US$ 350 milhões, prometendo ganhos de até 10% ao ano, em dólares. No centro da crise está uma empresa chamada Conexión Ganadera, que oferecia aos interessados a possibilidade de comprar o gado virtualmente e lucrar posteriormente com o lucro proveniente das vendas. O castelo de cartas começou a desmoronar depois da morte do fundador da empresa, Gustavo Basso, ao bater propositalmente o seu Tesla a mais de 200 km/h, em novembro de 2023. Dois meses depois, a empresa admitiu que tinha um rombo de US$ 250 milhões. Agora, uma perícia judicial assegurou que menos de 10% das 804 mil vacas que a empresa dizia administrar existem de fato. As outras são fictícias.

Os robôs vêm com tudo

Enquanto o mundo se deleita com a reta final do Mundial de Clubes da Fifa, a China tem o seu próprio mundial de futebol de robôs. O país asiático realizou no último sábado (dia 28) o primeiro torneio só com humanóides, a RoBoLeague. Nada que se compare aos shows nos estádios norte-americanos. Ainda.

memes da semana

O cartaz levantado pelo presidente Lula nos festejos do Dois de Julho foram um prato cheio para a criatividade dos baianos. Nesta versão da imagem sobrou para os governos petistas, com promessas não cumpridas há quase vinte anos. Haja criatividade... 

Versão alternativa do cartaz erguido por Lula no último Dois de Julho Crédito: @jerolandiabahia
Esse do Haddad ainda não tinha visto Crédito: Reprodução

O rosto de Anitta rendeu muitos memes durante a semana. Alguns foram descartados por excesso de maldade com a cantora, mas encontramos dois publicáveis. 

As várias faces de Anitta Crédito: Divulgação
Mudou ou não mudou? Crédito: Reprodução

Num dia a torcida do Flamengo zoava a do Botafogo pela eliminação no mundial de clubes, no outro dia estava no aeroporto voltando para casa... 

Todo mundo voltando para casa Crédito: Reprodução

Tá frio demais aqui, né? Vamos lá buscar aquele meme do Centro Histórico congelado

É neve, gente! Crédito: Reprodução

(Viu algum meme interessante e quer mandar para a gente? Encaminha para [email protected])

Mais lidas da semana

1 - Quantas flexões é preciso fazer para ganhar massa muscular sem usar equipamentos, segundo especialistas

2 - Quem é Yara Neiva? Conheça a mulher que viveu trisal com Ney Matogrosso e Cazuza

3 - Após circuito de vaias em festas juninas, Jerônimo é orientado a evitar público em Ipiaú e se irrita

4 - Por que 'Pirulito' ficou fora de 'Êta Mundo Melhor'? Ator explica ausência na nova novela das 6

5 - Atriz que viveu Paty na novela A Viagem explica por que abandonou TV: 'Eu chorava'

6 - Cartórios devem fechar as portas em 224 cidades após projeto de lei do governo do estado

7 - Advogada alvo de operação fraudou ao menos 30 processos de benefícios previdenciários

8 - Famosa marca de sorvete decreta falência e determina fechamento imediato de 500 lojas

9 - Saiba quais cartórios de Salvador devem fechar as portas se lei for aprovada

10 - Indonésios invadem perfis de Lula após morte de Juliana Marins: 'Vai cuidar do seu povo'