Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Polícia apreende 1 tonelada de espadas juninas no Recôncavo

Operação da Polícia Civil da Bahia foi realizada nessa quarta e quinta-feira (15)

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 15 de maio de 2025 às 19:25

Policiais  identificaram o uso irregular de uma área destinada à agricultura familiar para a fabricação clandestina de espadas juninas
Policiais identificaram o uso irregular de uma área destinada à agricultura familiar para a fabricação clandestina de espadas juninas Crédito: Divulgação/ Ascom- PCBA

Operação Brincar com Fogo, da Polícia Civil da Bahia, apreendeu 122.400 unidades de fogos de artifício, sendo mais de 100 mil localizadas em uma residência no bairro Maria Preta, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. No imóvel também foram encontradas munições de calibres .380 e .38. O material foi apreendido, e o proprietário, autuado em flagrante, sendo liberado após pagamento de fiança.

A ação foi realizada nessa quarta e quinta-feira (15), por meio da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), da Delegacia Territorial (Cruz das Almas) e da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC).

A ação teve início após investigações conduzidas pela Delegacia de Cruz das Almas, que identificaram o uso irregular de uma área destinada à agricultura familiar para a fabricação clandestina de espadas juninas. No local, um barraco improvisado era utilizado para a produção dos artefatos, que seriam comercializados durante o período junino. Equipes da Coordenação de Fiscalização foram a nove estabelecimentos em três municípios daquela região.

Fogos de artifício apreendidos durante a operação
Fogos de artifício apreendidos durante a operação Crédito: Divulgação/ Ascom PC-BA

Durante a operação, foi recolhida ainda uma tonelada de espadas juninas prontas para comercialização, além de insumos como bambus, pólvora negra, sisal, nitrato de potássio, sulfato, enxofre, cinzéis, pilão e uma espingarda artesanal. Parte do material foi destruída emergencialmente em área isolada, sob coordenação do Exército Brasileiro. Mais duas toneladas de artefatos explosivos irregulares serão encaminhadas para incineração em pedreira credenciada.

A ação, que atendeu a uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, foi promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e ocorreu em integração com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), Exército Brasileiro (EB), Polícia Federal (PF), Delegacia do Consumidor (Decon) e demais órgãos parceiros.