Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Escolas de samba homenageiam Arlindo Cruz após sua morte

Império Serrano e Grande Rio tiveram o sambista como uma figura importante para suas histórias

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 20:04

Arlindo Cruz compôs sambas enredos para diversas escolas de samba
Arlindo Cruz compôs sambas enredos para diversas escolas de samba Crédito: Reprodução

Arlindo Cruz foi uma figura de grande importância para o carnaval carioca, sendo responsável pela composição de sambas-enredos para diversas escolas de samba, em especial para o Império Serrano, escola de Madureira, além da Grande Rio e da Unidos da Vila Isabel. O músico morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos, após sofrer um AVC em 2017.

Em reverência à memória do sambista, as agremiações de samba prestaram homenagens a Arlindo ao longo da tarde desta sexta (8), com vídeos, fotos e relatos sobre a história do artista no Carnaval do Rio. O Império Serrano, escola de samba do coração de Arlindo Cruz para o qual compôs 12 canções, escreveu um texto emocionante sobre o artista nas redes sociais. 

Arlindo Cruz foi um dos maiores ícones do samba por Reprodução

Confira homenagem do Império Serrano:

O Império Serrano lamenta, com imenso pesar e profunda dor, o falecimento de Arlindo Cruz, aos 66 anos, um dos maiores nomes da história do samba e filho ilustre da nossa coroa imperial

Arlindo partiu neste dia 8 de agosto, após uma longa batalha pela vida desde o acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em 2017. Mesmo afastado dos palcos nos últimos anos, sua força, resistência e fé emocionaram o Brasil e inspiraram milhões, assim como seu talento, sua alegria e sua devoção ao samba sempre nos encantaram.

Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano. Compositor genial, cantor de voz marcante e sambista de coração inteiro, ele escreveu páginas inesquecíveis da nossa história. Ao lado de grandes parceiros, Arlindo assinou obras-primas que ecoam nos corações imperianos até hoje, como o inesquecível “O Império do Divino”, de 2006. Ao todo, foram 12 sambas vitoriosos, com inúmeros prêmios.

Em 2023, tivemos a honra e a responsabilidade de homenagear Arlindo com o enredo “Lugares de Arlindo”, que celebrou sua trajetória, sua poesia e sua vida. Aquele desfile, carregado de emoção e respeito, foi um ato de amor e gratidão a esse artista que sempre nos representou com dignidade, talento e verdade. Na Sapucaí, fizemos do samba um abraço coletivo a Arlindo e à sua família, enchendo cada imperiano de orgulho por ver sua história brilhando como merece.

Neste momento de luto, nos solidarizamos com a esposa Babi, com seus filhos, familiares, amigos e toda a legião de fãs que hoje choram esta perda irreparável. Arlindo Cruz não é apenas um nome, mas um grande legado. Seu canto viverá para sempre em cada um de nós.

Descanse em paz, poeta. O Império Serrano te reverencia hoje e sempre. Seu nome, sua música e sua história jamais serão esquecidos.

Obrigado por tudo, Arlindo Cruz!

Já a Grande Rio, para qual Arlindo compôs um samba enredo em 2008 e outro em 2010, publicou um vídeo relembrando os anos em que a agremiação desfilou na avenida sobre o som de canções escritas pelo artista e reverenciou o artista. "Eterno. Pra Grande Rio. Pro samba. Pra sempre Arlindo!", afirmou a escola carioca.

A Unidos da Vila Isabel, por sua vez, compartilhou uma imagem de Arlindo em preto com o dizer "luto". "Com imenso pesar, a Unidos de Vila Isabel lamenta profundamente o falecimento de Arlindo Cruz. "Arlindo foi não apenas um grande compositor, mas um filho valoroso da nossa escola. Sua parceria foi fundamental para a conquista do título de campeã do Carnaval em 2013, com o samba-enredo ‘A Vila Canta o Brasil, Celeiro do Mundo’. Sua música, alegria e dom de emocionar estarão eternamente presentes em nossos corações e em cada canto da Vila. Descanse em paz, mestre. Sua arte será imortal", destacou.