Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Padre critica presença de cachorros durante missa e desabafo divide opiniões: 'Desrespeito à Eucaristia'

Sacerdote pediu ação das autoridades apontando preocupação com a segurança e higiene da celebração

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 16:07

Padre critica presença de cachorros durante missa e desabafo divide fiéis na web Crédito: Reprodução/Redes Sociais 

Um discurso feito pelo Padre Acúrcio de Oliveira Barros durante a missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo (CE), tem repercutido nas redes sociais. O religioso pediu que órgãos de saúde e autoridades locais intervenham em relação à presença de cães dentro da igreja, apontando preocupações com higiene e com a segurança da celebração.

“Eu estou muito preocupado com esses cachorros dentro da matriz. Não é possível a gente continuar assim”, declarou o padre, solicitando “encarecidamente” que setores responsáveis, como o departamento de zoonoses, encontrem uma solução para a situação.

O maior receio do sacerdote está ligado ao momento da Comunhão. Ele alertou para a possibilidade de que, caso uma hóstia consagrada caia no chão, um cachorro a consuma, o que classificou como um “problema sério, seríssimo”.

“Não é possível a gente ficar dando a Comunhão e o cachorro ladeando a gente, rodando. Se porventura o Corpo de Cristo cair no chão, seguramente o cachorro vai comer”, disse.

Padre Acúrcio também apontou a necessidade de zelar pela higiene do templo: “Não pode ter um cachorro deitado com carrapato, sangrando no pé do altar. Isso é questão de saúde pública.” Segundo ele, assim como crianças precisam de educação e limites, os animais também não devem permanecer em qualquer espaço.

Padre Acúrcio critica presença de cães na igreja durante missa por Reprodução/Redes Sociais

Apesar das críticas, o sacerdote fez questão de dizer que não é contra os bichos: “Eu gosto, já criei vários cachorros e gatos. Mas a igreja não pode virar abrigo irrestrito.”

A fala do padre dividiu opiniões. Enquanto alguns fiéis o acusaram de rigidez excessiva e lembraram São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, outros apoiaram o posicionamento. “Há lugar para tudo. Nem todos os cães causariam problemas, mas a regra deve valer para todos”, defendeu um internauta.

Outro comentário reforçou apoio ao religioso: “Está difícil conviver, animal foi equiparado a gente… O padre tem razão em querer manter a ordem dentro da igreja, que é a casa de Deus.”

Tags:

Igreja Padre