Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Papa Leão 14 assistiu ao filme 'Conclave' antes da eleição no Vaticano, revela irmão

Filme indicado ao Oscar teria influenciado discussões entre cardeais durante o processo de escolha do novo pontífice

  • Foto do(a) author(a) Heider Sacramento
  • Heider Sacramento

Publicado em 11 de maio de 2025 às 11:10

Papa Leão 14
Papa Leão 14 Crédito: Narcin Mazur/ cbcew.org.uk

O recém-eleito Papa Leão 14 assistiu ao filme Conclave pouco antes de ser escolhido como novo líder da Igreja Católica. A informação foi revelada por seu irmão em entrevista à NBC News, surpreendendo fiéis e observadores do Vaticano ao destacar a presença do cinema no centro de uma das decisões religiosas mais importantes do mundo.

“Eu perguntei: ‘Você já assistiu Conclave para ver como se portar?’, e ele disse que havia acabado de terminar o filme”, contou o irmão do pontífice, em tom descontraído durante a entrevista.

A influência do longa-metragem não parou por aí. De acordo com outros veículos da imprensa internacional, o próprio colégio de cardeais teria assistido ao filme antes da eleição, discutindo o conteúdo da obra como uma forma de refletir sobre o processo decisório no conclave — evento secreto e repleto de tradição que define o novo papa.

Dirigido por Edward Berger, Conclave é considerado um dos grandes destaques recentes do cinema internacional. O longa foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e diversas outras premiações. A trama acompanha o cardeal Lawrence (interpretado por Ralph Fiennes), que lidera a convocação de outros sacerdotes para a escolha de um novo pontífice. Ao longo da narrativa, ele se depara com segredos do Vaticano que ameaçam os alicerces da Igreja.

A curiosidade reforça o diálogo cada vez mais evidente entre cultura pop e temas religiosos, mostrando que até mesmo decisões milenares não estão imunes à influência do audiovisual contemporâneo.