Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Personal trainer de Leão 14 tomou um susto ao descobrir que aluno virou o novo papa: 'Não acreditei'

Ninguém na academia sabia que ele era cardeal

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 19 de maio de 2025 às 05:15

Papa Leão 14
Papa Leão 14 Crédito: Reprodução

O personal trainer Valerio Masella, de 26 anos, tomou um susto ao assistir à transmissão ao vivo do conclave no Vaticano e reconhecer o novo papa como um de seus alunos na academia em Roma. Até então identificado apenas como “Robert”, o cliente era, na verdade, o cardeal Robert Francis Prevost, que assumiu o comando da Igreja Católica com o nome de Leão 14.

“Com a eleição dele no conclave, a academia perdeu um cliente”, disse Masella, em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero. “Mas o mais curioso é que ninguém na academia sabia que Robert, agora Leão 14, era cardeal. Muito menos eu, que o treinava.”

Prevost mantinha uma rotina de treinos regulares, com frequência de duas a três vezes por semana. Cada sessão durava cerca de uma hora e começava com atividades aeróbicas na esteira ou bicicleta ergométrica. Depois, seguia para exercícios de fortalecimento muscular e práticas voltadas à postura. Segundo Masella, o novo pontífice estava em excelente forma física.

“Ele é um homem com excelente condição física”, afirmou. Discreto, Prevost nunca revelou sua posição na Igreja durante os treinos e mantinha uma postura cordial, sem se destacar entre os demais frequentadores da academia.

Além dos exercícios na academia, o cardeal também costumava jogar tênis em uma quadra com vista para a Basílica de São Pedro. De acordo com o próprio Prevost, o esporte o ajudava a desenvolver a paciência, qualidade que considera essencial para o cargo que ocupa.

O momento da eleição foi marcante para Masella. “Quando ele foi eleito papa, ao vê-lo na TV, reconheci na hora. Não acreditei. Basicamente, eu treinei o novo pontífice: é inacreditável, mas, para mim, ele era um cliente como qualquer outro”, relatou.