Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Prêmio Grande Otelo 2026: Globo domina lista de finalistas com mais de 50 indicações; confira

Com 51 indicações e 23 títulos, favoritismo é liderado por distopia com Rodrigo Santoro

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 4 de junho de 2026 às 07:47

O último azul
O último azul Crédito: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista dos finalistas ao prestigiado Prêmio Grande Otelo 2026, e o Grupo Globo dominou a bancada de indicações. Celebrando o aniversário de 25 anos da premiação, a gigante da comunicação carimbou 23 títulos na fase final da disputa, sendo 16 filmes e 7 séries, somando 51 indicações ao todo.

O grande favorito desta edição é a ficção científica distópica 'O Último Azul', dirigida por Gabriel Mascaro e coproduzida pela Globo Filmes. O longa, que acompanha a saga de uma idosa de 77 anos vivida por Denise Weinberg e conta com Rodrigo Santoro no elenco, foi finalista em 11 categorias e acumulou 12 indicações. Logo atrás vem o drama 'Manas', de Marianna Brennand, também com 11 indicações.

Cena de O Último Azul, com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro por Divulgação

A edição de 2026 marca também a volta de uma categoria muito querida pelo público, a de Melhor Longa-metragem de Comédia. E a Globo já garantiu três fortes concorrentes na disputa pela estatueta com 'Agentes Muito Especiais, C.I.C - Central de Inteligência Cearense' e 'Velhos Bandidos'.

A veterana Adriana Esteves concorre como Melhor Atriz pelo suspense psicológico 'Os Outros', enquanto Ravel Andrade disputa a estatueta de Melhor Ator por sua interpretação biográfica em 'Raul Seixas - Eu Sou'.

Apesar do domínio da Globo em volume de produções, a liderança isolada de indicações desta edição ficou com o aguardado longa 'O Agente Secreto', dirigido pelo aclamado cineasta Kleber Mendonça Filho. O filme recebeu impressionantes 18 indicações e desponta como o grande rival a ser batido nas categorias principais.

Na disputa pelo troféu mais cobiçado da noite, o de Melhor Filme, o longa de Kleber Mendonça vai enfrentar concorrentes de peso como 'Homem com H', 'O Filho de Mil Homens', além dos já citados 'Manas' e 'O Último Azul'. A produção também se destaca nas categorias de atuação, trazendo Wagner Moura indicado como Melhor Ator, além de Alice Carvalho, Hermila Guedes, Carlos Francisco, Gabriel Leone e Robério Diogenes concorrendo como coadjuvantes.

A entrega dos prêmios acontece no dia 4 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo a partir das 20h15 pelo Canal Brasil e no YouTube oficial da Academia. Além do júri técnico, você também pode ajudar a escolher o vencedor de Melhor Filme pelo Júri Popular votando diretamente no site da instituição.

Tags:

Cinema Filme Prêmio Grande Otelo 2026 Prêmio Grande Otelo