Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quantidade de ‘héteroflex’, homens que fazem sexo com homens, vem crescendo no Brasil

Homens se identificam como héteros, mas mantém relações sexuais com pessoas do mesmo sexo

  • Foto do(a) author(a) Felipe Sena
  • Felipe Sena

Publicado em 27 de outubro de 2025 às 19:32

Relação tem sido questionada
Relação tem sido questionada Crédito: Reprodução | Globo

Desde o início da história humana, a sexualidade dos homens héteros é questionada, mas parece que a dos brasileiros, mais do que nunca. De acordo com especialistas, esse comportamento é mais comum do que as pessoas imaginam, e tem ganhado visibilidade nos últimos anos.

Homens 'héteroflex' não se consideram gays ou bissexuais por Reprodução | Freepik

Estudos apontam que muitos desses homens mantem relações sexuais pontuais e sigilosas com outrous homens, mas dispensam ou até mesmo discriminam quando os chamam de gays ou bissexuais. Na saúde pública, esse perfil ganhou a sigla de HSH (homens que fazem sexo com homens), como uma forma de mapear comportamentos.

O termo héteroflex surgiu nos anos 2000, mas não é algo novo. Os homens que se declaram como heteroflexíveis geralmente usam de argumentos de “experiências” sexuais muitas vezes para camuflar a sexualidade não bem resolvida ou bem aceita.

Inclusive, a heteroflexibilidade pode envolver tanto a atração romântica (em relação às pessoas com que a pessoa deseja namorar) quanto a sexual (em relação às pessoas com quem se deseja ter relações sexuais), ou ambas.

Gays, bissexuais ou héteros, a sexualidade deve ser explorada, através de experiências para que as pessoas possam decidir, o que de fato, gostam, não gostam, até mesmo na ‘hora H’, e na vida. Especialistas do sexo estimulam até as pessoas conhecerem também o próprio corpo.