Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ancelotti exalta desempenho dos clubes brasileiros no Mundial: ‘podem competir com os melhores’

Técnico da Seleção elogiou campanhas das equipes nacionais, além de destacar o desempenho individual de jovens brasileiros na competição

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 15 de julho de 2025 às 16:30

Samir Xaud e Carlo Ancelotti na final do Mundial de Clubes
Samir Xaud e Carlo Ancelotti na final do Mundial de Clubes Crédito: Reprodução/Instagram

O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, fez elogios à participação dos clubes brasileiros na primeira edição da nova Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Após assistir à final entre Chelsea e PSG no último domingo (13), o italiano afirmou que os desempenhos de Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Flamengo provam que o futebol do Brasil tem qualidade para competir com os melhores times da Europa.

“O Fluminense fez uma ótima campanha, chegando às semifinais, e o Botafogo venceu o PSG, mas Palmeiras e Flamengo também provaram que podem competir com os melhores times europeus”, disse Ancelotti, que acompanhou a decisão nos Estados Unidos ao lado do presidente da CBF, Samir Xaud, do coordenador executivo de seleções, Rodrigo Caetano, e do coordenador técnico, Juan Santos.

Rodrigo Caetano, Carlo Ancelotti e Juan Santos na final do Mundial de Clubes Crédito: Reprodução/Instagram

O treinador também fez questão de destacar o desempenho individual de jogadores brasileiros que atuaram no torneio. Jovens promessas como Estevão e João Pedro, além de nomes como Andrey Santos e Éder Militão, receberam elogios do comandante da Amarelinha.

“Os jogadores brasileiros jogaram muito bem. Acho que, individualmente, o Estevão jogou muito bem, o João Pedro foi importante na semifinal e na final, o Andrey Santos foi importante para o Chelsea... E o Militão voltou e será importante para a Seleção no ano que vem”, ressaltou.

Ancelotti por Divulgação/CBF

Ancelotti, porém, ponderou que as condições climáticas nos Estados Unidos impactaram diretamente o nível técnico das partidas. Segundo ele, o forte calor reduziu a intensidade dos jogos e limitou a qualidade do espetáculo.

“Foi uma Copa do Mundo fortemente influenciada pelo clima extremamente quente. Por esse motivo, não houve jogos de grande intensidade física”, explicou o treinador.

“Taticamente, não houve nenhuma novidade. As partidas foram fortemente influenciadas pelo ritmo de jogo, que não foi muito intenso. A boa organização defensiva prevaleceu sobre a qualidade individual dos jogadores”, completou.

Ancelotti também parabenizou o Chelsea pelo título e reforçou que a conquista foi justa. “O Chelsea mereceu pela consistência demonstrada ao longo do torneio. Exibiu jovens jogadores de grande qualidade, como Palmer e João Pedro”, destacou.

Campanhas dos clubes brasileiros no Mundial

O Fluminense foi o brasileiro de melhor desempenho no torneio, alcançando as semifinais após eliminar nas oitavas a Inter de Milão, vice-campeã da última Champions League. A equipe acabou eliminada pelo Chelsea, que viria a conquistar o título.

O Botafogo também ganhou destaque ao bater o Paris Saint-Germain na fase de grupos, time que chegaria à final, mesmo sendo eliminado nas oitavas. Já o Palmeiras avançou até as quartas, caindo diante do Chelsea em um duelo equilibrado. O Flamengo, por sua vez, derrotou os ingleses na fase de grupos, mas se despediu nas oitavas após derrota para o Bayern de Munique.