Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lamine Yamal herda lendária camisa 10 do Barcelona e assina renovação até 2031

Joia da base, atacante de 18 anos assume número histórico após saída de Ansu Fati e projeta novos títulos com o clube

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 16 de julho de 2025 às 20:24

Lamine Yamal e Joan Laporta, presidente do Barcelona
Lamine Yamal e Joan Laporta, presidente do Barcelona Crédito: Divulgação/FC Barcelona

A jovem estrela do Barcelona e da Seleção Espanhola, Lamine Yamal, recebeu nesta quarta-feira (16) a emblemática camisa 10 do clube catalão, usada anteriormente por ídolos como Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Diego Maradona. A entrega do novo número ocorreu durante evento oficial no Camp Nou, que também marcou a assinatura do contrato de renovação do jogador até junho de 2031.

Aos 18 anos recém-completados, Yamal torna-se o jogador mais jovem a vestir a camisa mais simbólica da história blaugrana desde Messi. “Messi fez o seu caminho, eu vou fazer o meu. Agora, a camisa 10 passa de Ansu para Lamine”, declarou o atacante à imprensa, na loja oficial do clube. “É um sonho desde pequeno. Tanto eu como minha família estamos muito felizes. O Barcelona é minha vida, é minha casa. Estou aqui desde os 7 anos”, afirmou também ao canal oficial do Barça.

 mural no bairro de Rocafonda, em Barcelona, foi erguido em homenagem ao novo camisa 10 Barça
mural no bairro de Rocafonda, em Barcelona, foi erguido em homenagem ao novo camisa 10 Barça Crédito: Divulgação/FC Barcelona

Ídolos no espelho e desafios futuros

Em meio à emoção da conquista pessoal, Yamal fez questão de lembrar seus ídolos no clube: “Eu guardaria tudo de cada um deles e sou grato pelo que eles deram ao clube”, disse, referindo-se a Messi, Ronaldinho e Rivaldo.

Apesar do peso do número, o jovem afirma estar preparado e já projeta novos objetivos: “Eu não venci a Champions, então meu desafio é vencê-la. E também a Copa do Mundo. Temos que continuar crescendo porque somos uma equipe muito jovem, mas também temos que nos divertir. Quando todos nos divertimos, jogamos melhor e vencemos”.

Yamal também revelou ter pouco apego à opinião pública: “Tanto as críticas quanto os elogios são indiferentes para mim se não vierem de pessoas da minha família. Tento aproveitar o futebol todos os dias, mostrar do que sou capaz, e pronto”.

De promessa a protagonista

Formado em La Masia, o jogador estreou pelo profissional em 2023, aos 15 anos, vestindo a camisa 41. Desde então, soma 106 partidas, 25 gols e 28 assistências pelo Barcelona. Já conquistou duas edições de LaLiga, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Em 2024, foi campeão da Eurocopa pela seleção espanhola, em campanha que teve Yamal como protagonista.

Na temporada passada, o camisa 27 deu lugar ao número 19, que Messi usou entre 2005 e 2008. Agora, assume a 10, que estava com Ansu Fati desde a saída de Messi para o PSG, em 2021. Fati, que chegou a ser apontado como herdeiro natural do argentino, sofreu com lesões e foi emprestado ao Monaco no início de julho.

Polêmica extracampo

A nova fase de Yamal, no entanto, também coincide com uma polêmica recente. No último fim de semana, o jogador comemorou seu aniversário de 18 anos em uma festa particular que contou com a presença de animadores com nanismo. O caso repercutiu negativamente na Espanha, e o Ministério de Direitos Sociais pediu que o Ministério Público investigue o evento, após denúncia da Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas (ADEE).

Questionado sobre o episódio, o atacante respondeu de forma direta: “Trabalho no Barça, mas quando estou longe do centro de treinamento, aproveito a minha vida”. 

Próximos passos

Ao lado da avó e de familiares, Yamal recebeu a nova camisa no Camp Nou e celebrou não apenas o número histórico, mas o futuro que se projeta com o clube. “Espero que seja um caminho muito longo e repleto de vitórias. Quero continuar ganhando porque sou jovem e tenho muita vontade de jogar no novo Camp Nou”, afirmou o novo camisa 10.

Com contrato renovado até 2031, Lamine Yamal assume oficialmente o protagonismo no Barcelona em um momento de reconstrução e grandes expectativas para o clube catalão.