Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mesmo a cinco jogos sem vencer, Osvaldo vê progresso no Vitória: 'Evolução nítida'

Apesar do jejum de vitórias e da volta ao Z-4, o camisa 11 acredita que o Leão da Barra pode dar a volta por cima

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 18:13

Osvaldo tem 109 partidas pelo Vitória
Osvaldo é um dos líderes do elenco do Vitória Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

De volta a zona de rebaixamento depois de cinco rodadas, mesmo período em que está sem vencer jogos, o Vitória vive um dos momentos mais delicados na temporada. Eliminado de todas as competições, na 17ª colocação do Brasileirão, com 19 pontos, mesma pontuação do Vasco, primeira equipe fora do Z-4 e com um jogo a menos, o Leão da Barra se encontra em um cenário bastante desanimador.

A situação se agrava ao observar os últimos compromissos no Barradão. Contra Sport, Palmeiras e Juventude, o Vitória esteve à frente no placar, mas deixou escapar a vitória nos minutos seguintes e somou apenas três pontos, quando poderia ter conquistado nove. Os seis pontos perdidos fariam hoje grande diferença na tabela. Ainda assim, Osvaldo, um dos líderes do elenco, prefere adotar um tom otimista.

“Depende de como interpretamos esses cinco jogos sem vencer. Para mim, vejo de forma positiva, porque a evolução da equipe é nítida. Temos jogado bem, e a única partida em que estivemos abaixo foi contra o São Paulo. Claro que gostaríamos de ter transformado alguns empates em vitórias, o que nos colocaria em uma situação mais tranquila. Mas o time tem mostrado evolução, tem criado, marcado gols e agora busca encontrar o equilíbrio para transformar esse desempenho em vitórias”, disse o veterano em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22), no Barradão.

Vitória x Juventude por Victor Ferreira/EC Vitória

O atacante credita essa evolução à chegada do técnico Fábio Carille. Os números ainda não mostram uma mudança significativa em relação ao trabalho de Thiago Carpini: com Carille, o time tem 33% de aproveitamento, média de 1,25 gol sofrido e 1 marcado por partida; com Carpini, foram 30% de aproveitamento, 1,16 gols sofridos e 0,83 marcados. Mesmo assim, Osvaldo vê sinais claros de melhora e acredita que detalhes podem fazer a diferença.

“Não só eu, mas toda a equipe tem evoluído bastante desde a chegada do professor Carille. Para mim é um privilégio enorme poder trabalhar com ele, alguém de quem sempre ouvi falar muito bem. Tenho aprendido muito, assim como meus companheiros, e isso já se reflete em campo. Temos feito bons jogos, mas ainda pecamos em alguns detalhes, especialmente nos minutos finais, quando acabamos sofrendo gols que custam resultados importantes. Nosso foco agora é corrigir esses erros, ter mais atenção nesses momentos decisivos e segurar as vitórias para tirar o Vitória dessa situação difícil na tabela”, destacou o camisa 11.

Outro ponto que chama atenção na campanha do Vitória no Brasileirão é a ausência de aproveitamento de jogadores formados na base. Exceto o goleiro Lucas Arcanjo, consolidado no time principal desde 2019, nenhum atleta da tradicional “fábrica de talentos” rubro-negra atuou sequer um minuto na competição. Mesmo diante de uma série de desfalques, os garotos relacionados para o duelo contra o Juventude — Andrei, Edenilson, Paulo Roberto e Wendell — não foram acionados. Ainda assim, Osvaldo acredita que os jovens estão prontos para contribuir.

“Os meninos têm treinado muito bem e têm qualidade para entrar em qualquer partida e manter o nível da equipe. Passei por isso no Fortaleza, quando subi aos 18 anos, e sei como é importante aproveitar cada oportunidade. Aqui no Vitória, vejo muito potencial na base. Tenho procurado orientá-los, cobrando dedicação, seriedade nos treinos e personalidade dentro de campo. Acredito que, com essa postura, eles podem nos ajudar bastante e dar continuidade à tradição do clube em revelar grandes jogadores, algo que a torcida também espera”, afirmou o camisa 11 do Leão.

Vitória treinando em preparação para encarar o Flamengo por Victor Ferreira/EC Vitória

Na tarde desta sexta-feira (22), Osvaldo e o restante do elenco treinaram pelo quarto dia seguido no CT Manoel Pontes Tanajura, em preparação para o confronto contra o Flamengo, nesta segunda-feira (25), às 21h, no Maracanã, pela 21ª rodada do Brasileirão. Precisando pontuar para tentar deixar a zona de rebaixamento, o Vitória ainda fará mais duas atividades antes de encarar o líder da competição, dono do melhor ataque e da melhor defesa.