Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Salvador vai receber ao menos cinco jogos na Copa do Mundo Feminina de 2027

A equipe analisou diversos locais da Fonte Nova, como gramado, vestiários, arquibancadas e espaços da imprensa

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 13 de maio de 2025 às 14:34

Arena Fonte Nova vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina em 2027
Arena Fonte Nova vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina em 2027 Crédito: San Júnior / EC Bahia

Salvador vai receber ao menos cinco jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. A revelação ocorreu durante a primeira visita técnica da Fifa, realizada na Arena Fonte Nova nesta terça-feira (13). Ainda não há previsão sobre um número definido de jogos, o que vai acontecer posteriormente. Anúncio da capital baiana como cidade-sede ocorreu na última quarta-feira (7).

"Nós estamos trabalhando atualmente sobre o calendário de partidas e depois desta visita nós vamos confirmar. Em Salvador e em outras cidades, o mínimo vai ser cinco partidas. Será que a Seleção Brasileira vai pisar em Salvador? Não sabemos até agora. Nós temos um sorteio, normalmente entre novembro e dezembro de 2026, e depois vamos saber", disse Rhiannon Martin, chefe do departamento de Copa do Mundo Feminina da Fifa.

A equipe analisou diversos locais da Fonte Nova, como gramado, vestiários, arquibancadas e espaços da imprensa, além de vistoriar segurança, locais para convidados e a área de competição. Ao longo da semana, as outras sete cidades-sedes escolhidas como palco da disputa irão recebem a visita da Fifa.

"Avaliação, em geral, levantou vários itens. A gente escolheu as arenas que já tinham a experiência de um evento FIFA, que já estavam estruturados, para a gente precisar de menos intervenção, mas avaliamos também a questão hoteleira, transporte, centro de treinamento e uma série de outros pontos que foram somando subsídios para a Arena Fonte Nova estar entre as oito escolhidas", explicou Valesca Araújo, head de competição e serviço às equipes da Copa do Mundo Feminina.

A Arena Fonte Nova já recebeu a Copa do Mundo Masculina em 2014 e também da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa América, em 2019. Assim, Salvador fez parte de todos os grandes eventos de futebol disputados no Brasil nos últimos anos, e faltava apenas a Copa Feminina.

Apesar da praça precisar de menos intervenções, o maior destaque na mudança da estrutura será a volta das cadeiras do setor norte, onde se localiza uma das torcidas organizadas do Bahia. A justificativa é por determinação da Fifa, já que é necessário que todos os espectadores estejam sentados para conforto geral em eventos organizados pela entidade.

Demanda pedida por torcedores em partidas com lotação máxima, a arquibancada móvel não está sendo considerada para a Copa do Mundo. "A gente vai trabalhar com a capacidade dos estádios como eles estão. Quanto menos intervenção, menos investimento em uma estrutura que vai se perder posteriormente", disse Valesca Araújo.

Além de Salvador, as cidades-sede escolhidas são: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) e São Paulo (Arena Itaquera).