Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Vitória nunca perdeu para o Fortaleza dentro de casa no Brasileirão

Rubro-negro se aproveitou da força da torcida nos confrontos contra os cearenses

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 15 de abril de 2025 às 06:00

Vitória nunca perdeu para o Fortaleza como mandante na Série A
Vitória nunca perdeu para o Fortaleza como mandante na Série A Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Em busca de conseguir o primeiro resultado positivo no Campeonato Brasileiro e acabar com a sequência de sete jogos sem vencer na temporada, o Vitória recebe o Fortaleza, nesta quarta-feira (16), pela 4ª rodada da Série A. Com a torcida rubro-negra à favor, o Barradão pode ser o diferencial do time no confronto da vez, já que o Leão da Barra nunca perdeu como mandante na primeira divisão para o rival cearense.

O primeiro embate entre os dois leões ocorreu no campeonato nacional de 1973. Na ocasião, a Fonte Nova foi o palco de um 0x0 com fortes emoções. Apesar da seca de gols durante os 90 minutos, as duas equipes saíram de campo com um jogador expulso em cada time. O atacante Piolho, no Vitória, e o goleiro Lulinha, no Fortaleza, foram os punidos.

O mesmo placar se repetiu 20 anos depois, em 1993. Antes, porém, viria o primeiro triunfo dos baianos como mandantes. No dia 20 de janeiro de 1974, André Catimba marcou aos dois e aos 15 minutos do primeiro tempo. Antes do relógio chegar ao fim, Amílton Rocha diminuiu para os visitantes. Ao fim do jogo na Fonte Nova, 2x1 no placar.

Resultado esse que voltou a se repetir no Campeonato Brasileiro de 2003. O volante Dudu Cearense abriu o placar para o Leão da Barra, mas o Leão do Pici chegou ao empate ainda na primeira etapa, com Alyson. No segundo tempo, Robson Luís deu números finais ao confronto. A partida ainda contou, novamente, com uma expulsão para cada lado. Zé Roberto (Vitória) e Wendell (Fortaleza) receberam o cartão vermelho.

Na temporada passada, o último confronto entre as duas equipes no Barradão terminou com mais uma vitória para os baianos, que contaram com a definição do placar ainda no início da partida. Alerrandro foi o responsável por fazer os dois gols dos rubro-negros. Entre titulares e reservas, seis de 15 jogadores do Vitória que entraram em campo no jogo não continuam mais no elenco de 2025, incluindo o responsável pelos gols no confronto.

Levando em consideração o retrospecto do Vitória como mandante confronto em outras competições, a vantagem também é favorável para os rubro-negros. Considerando Série B, Copa do Brasil, Taça Brasil e Copa do Nordeste, foram oito jogos realizados com o mando do Leão da Barra. Neste recorte, os baianos venceram quatro partidas, empataram duas e foram superados apenas duas vezes.