Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Mais de 200 aves silvestres são resgatadas de comércio ilegal na Bahia

Quatro pessoas foram presas e dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 11:25

Mais de 200 aves silvestres são resgatadas de comércio ilegal na Bahia
Mais de 200 aves silvestres são resgatadas de comércio ilegal na Bahia Crédito: Divulgação/PC-BA

Mais de 200 aves silvestres foram resgatadas de comércio ilegal na Bahia nesta sexta-feira (22). Equipes da Delegacia Territorial (DT) de Poções, com suporte da 10ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), realizaram diligências em Poções, Boa Nova e Iguaí. Quatro pessoas foram presas e 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso lucrava com a venda de aves capturadas, em sua maioria, no Parque Nacional de Boa Nova, e distribuía os animais para outros estados do país. Um homem responsável pela fabricação de gaiolas e compartimentos para acondicionar os pássaros foi detido. As aves foram destinadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Mais de 200 aves silvestres são resgatadas de comércio ilegal na Bahia por Divulgação/PC-BA

Na quinta-feira (21), a Polícia Civil, por meio da DT de Nova Fátima, com apoio da Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI-Sisal), do Setor de Investigação (SI) da 15ª Coorpin e da 1ª DT de Serrinha, cumpriu sete mandados de busca e apreensão em endereços da zona urbana do município. Na operação, foram lavrados seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), com a apreensão de 110 pássaros silvestres, dezenas de gaiolas, duas espingardas de ar comprimido, cerca de R$ 1.500 em espécie e três aparelhos celulares.

O material e os envolvidos foram apresentados na DT de Nova Fátima. Os pássaros foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Feira de Santana, para avaliação e cuidados. As investigações continuam com foco em identificar outros envolvidos no tráfico e desarticular a cadeia financeira da atividade ilícita.