CACAU CAIU

Chuvas em Salvador: mau tempo vai permanecer até o fim de semana

Previsões da Codesal e do Inmet indicam que os dias seguirão nublados na capital

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2024 às 06:00

Chuva em Salvador
Chuva em Salvador Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Apenas nas duas semanas iniciais de abril, choveu em Salvador quase o dobro do que era esperado para o mês inteiro. Com um volume de 567,4 mm de chuva até esta quarta-feira (17), esta é a primeira quinzena de abril mais chuvosa dos últimos 30 anos.

O tempo nublado com chuvas persistirá em Salvador até domingo (21), de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma trégua virá na quinta-feira (18), quando o dia será apenas de muitas nuvens.

O prognóstico da Defesa Civil de Salvador (Codesal) é semelhante: a previsão é de que as chuvas continuem até o fim da semana, a qualquer hora do dia. Esta quinta-feira (18), de acordo com o órgão, será de céu parcialmente nublado com chances de até 60% de chuvas fracas a qualquer hora do dia.

A meteorologista Maryfrance Diniz, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), explica que isso aconteceu porque, esta semana, a faixa leste do estado ficou sob a influência do fenômeno denominado cavado. “É uma área de baixa pressão, que facilita a transferência de umidade trazida pelos ventos marítimos para a atmosfera, formando nuvens carregadas com potencial para chuvas fortes”, diz.

Nesta quarta-feira (17), de acordo com informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva em 24 horas foram registrados nas localidades na Cidade Baixa - Monte Serrat (54,8mm), Liberdade - Vila Sabiá (53,6mm), Brotas (51,4mm), Calçada (51mm) e Parque da Cidade (50mm). Os dados foram atualizados às 16h50 em Salvador.