SAÚDE

Feira de Santana tem redução de 56% nos casos de Covid em março

Pessoas com sintomas gripais têm à disposição o exame RT-PCR

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2024 às 19:21

Feira de Santana teve redução de 56% nos casos de Covid em março
Feira de Santana teve redução de 56% nos casos de Covid em março Crédito: Thiago Paixão/Prefeitura de Feira

A Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde, identificou uma redução de 56% de casos da Covid-19 em março na cidade de Feira de Santana. Em fevereiro, foram registrados 122 exames positivos, contra 53 diagnósticos no mês seguinte.

O balanço também aponta que durante o mês de março houve registro de uma morte causada pela doença. Vale destacar que os dados são inseridos conforme a ficha de notificação, atestado de óbito e resultado positivo do exame que chegam à Vigilância Epidemiológica.

Para facilitar o diagnóstico e o tratamento precoce, as pessoas com sintomas gripais têm à disposição o exame RT-PCR nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

O exame também é ofertado, de maneira gratuita, no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 até 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.

Durante o mês de março, Feira de Santana foi uma das 133 cidades participantes da Epicovid 2.0, uma pesquisa nacional organizada pelo Ministério da Saúde que entrevistou 250 pessoas para avaliar os impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil.

A pesquisa é uma nova etapa de um inquérito científico iniciado em 2020 e que vai ouvir os participantes sobre vacinação, histórico de infecção, sintomas de longa duração e os efeitos da doença no cotidiano.