Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Passarela para ambulantes no Carnaval é vistoriada pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Ministério Público

Processo visa garantir segurança de estrutura na Barra

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 30 de janeiro de 2026 às 15:01

Estrutura está com obras 9
Estrutura está com obras 9 Crédito: Bruno Concha / Secom PMS

A passarela destinada aos ambulantes da região da Barra, durante o Carnaval de Salvador, passou por vistoria técnica do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Prefeitura e demais órgãos competentes nesta sexta-feira (30). O processo tem como objetivo acompanhar o andamento da montagem da estrutura para atestar a segurança para trabalhadores e foliões.

Em estágio final de montagem, a estrutura já deve ser utilizada no Furdunço e Fuzuê, festas de pré-Carnaval que acontecem, respectivamente, nos dias 7 e 8 de fevereiro. A liberação pelos órgãos de fiscalização competentes é prevista para a próxima semana, assim que a obra for concluída, de acordo com a gestão municipal. 

Com a instalação da plataforma, cerca de 1,5 mil m² do calçadão deixam de ser ocupados pelos ambulantes, o que facilita a circulação de foliões e o deslocamento dos trios elétricos. A mudança impacta diretamente o fluxo entre o Farol da Barra e o Barra Center.

O projeto da plataforma foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros da Bahia, que aguarda a finalização da obra para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). De acordo com o tenente-coronel Marcos Moreira, o trabalho de fiscalização preventiva integrada com a participação de todos os órgãos é fundamental para garantir que os ambulantes tenham segurança ao usar a passarela.

Veja como estão as estruturas montadas em Ondina por Sora Maia/CORREIO

A estrutura foi projetada a partir de levantamento cadastral detalhado da área, considerando as características geotécnicas do solo, a ocupação existente, bem como obras e equipamentos pré-existentes, como escadas, muro de contenção em alvenaria de pedras e balaustradas.

Para garantir a firmeza, a estrutura está apoiada em sapatas de concreto armado, executadas a partir de escavações e reaterros que totalizam volumes superiores a 5.000 m³, além da aplicação de mais de 18 m³ de concreto armado e aproximadamente 1,6 mil kg de aço, garantindo a estabilidade do conjunto.

No Carnaval do ano passado, houve aumento do espaço físico e do número de ambulantes que atuaram na passarela, saindo de 320, em 2024, para 400, em 2025.