AFROESTIMA

Programa de capacitação para afroempreendedores inicia curso gratuito com 300 alunos

Curso teve alta procura e já tem nova edição confirmada em setembro

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2024 às 16:38

AfroEstima é um programa de capacitação para afroempreendedores de Salvador
AfroEstima é um programa de capacitação para afroempreendedores de Salvador Crédito: Divulgação

O AfroEstima, programa de capacitação gratuito para afroempreendedores de Salvador, iniciou as aulas na última semana com mais de 300 participantes que atuam nas áreas de turismo e cultura da capital. A próxima edição está confirmada para setembro. Uma lista de interesse já está disponível através do número de Whatsapp do programa.

No projeto, que é realizado pela Prefeitura de Salvador, os alunos puderam escolher entre 11 módulos, podendo cursar apenas as disciplinas que mais atendem às suas necessidades de crescimento. Os participantes são afroempreendedores atuantes na economia criativa e que estão buscando impulsionar seus negócios nas áreas de gastronomia, artesanato, beleza, moda, cultura, comunicação, entre outras.

O conteúdo do programa envolve temas como marketing digital, gestão, liderança feminina, empreendedorismo afrocentrado, sustentabilidade, libras, história e cultura soteropolitana, e ainda módulos exclusivos sobre capoeira e qualidade e segurança no acarajé. O projeto oferece aulas online e presenciais.

O pontapé deste ciclo foi dado na segunda-feira (6) com os módulos de Marketing de Conteúdo e Engajamento, com o professor Vinicius Oliveira, da Wakanda Educação, e História e Cultura Soteropolitana da Diáspora, com o historiador Wilson Filho. As aulas são via Google Meet, com início sempre às 19h, facilitando assim a participação do afroempreendedor que trabalha durante o dia.

Aluna deste ciclo, a empreendedora Aury Félix, de 57 anos, dona de uma marca de acessórios femininos feitos em tecidos africanos e papel machê, contou as suas impressões sobre a primeira aula de marketing digital. "Sempre tive dificuldade de postar, senti que tinha ficado para trás nisso, e a aula com o professor Vinícius era tudo o que eu queria. Agora, quem está postando nas minhas redes sou eu", conta.

Pela primeira vez, o programa traz uma participação internacional para ministrar o módulo de liderança feminina. O conteúdo vai ser conduzido por Jiselle Steele, facilitadora britânica que tem mais de 10 anos de envolvimento com projetos que promovem o empoderamento econômico de mulheres. 

O AfroEstima possui ainda uma central de atendimento pelo WhatsApp para auxiliar os participantes através do número (71) 99371-6826. Ao fim do curso, é concedido um certificado de conclusão emitido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.