Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Caixão simples e enterro fora do Vaticano: veja como será enterro do papa Francisco

Pontífice argentino será enterrado na igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 21 de abril de 2025 às 11:44

Papa Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21)
Papa Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21) Crédito: Fabrizio Maffei/Shutterstock

Pela primeira vez em mais de um século, um papa será enterrado fora do Vaticano. Antes de morrer, o papa Francisco ordenou uma simplificação de todos os rituais fúnebres e escolheu ser enterrado na igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma. O corpo do pontífice argentino será colocado em um caixão na tarde desta segunda-feira (21), às 15h (horário de Brasília), na capela da residência Santa Marta, onde o papa morava.

De acordo com o Vaticano, o cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana, presidirá o rito de certificação da morte e a colocação do corpo no caixão. O corpo de Francisco será exposto por três dias na Basílica de São Pedro para a devoção dos fiéis. Ele deve ser enterrado de quatro a seis dias a partir desta segunda-feira, primeiro dia de falecimento.

Em abril de 2024, em uma nova edição do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (guia cerimonial dos rituais), Francisco descartou o uso do catafalco, plataforma onde os corpos dos papas eram colocados anteriormente. Ele escolheu ser enterrado em um único caixão, de madeira e zinco. Antes, os papas eram enterrados em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho.

A Igreja de Maria Maggiore foi um local especial para o papa Francisco. O templo foi o primeiro lugar em que o pontífice foi ao se tornar a maior liderança da Igreja Católica. Antes de Francisco, Leão XIII pediu para ser enterrado na igreja de São João de Latrão, em 1903.

Ritual

As exéquias (horas fúnebres) formam um conjunto de cerimônias que acontecem durante os Nove Dias Santos de luto após a morte de um papa. Os passos de constatação da morte até o sepultamento, que são conhecidos como três estações, permaneceram, mas com algumas alterações.

Primeira estação

Nesta etapa, acontece a constatação da morte, exposição do corpo e orações. Tudo ocorreu na Casa Santa Marta, onde Francisco morava. Antes, a confirmação acontecia no Palácio Apostólico, antiga residência dos papas. O corpo do pontífice será embalsamado para que possa permanecer dias sendo velado. Em seguida, será vestido com paramentos litúrgicos e velado por membros do Vaticano.

Segunda estação

A segunda etapa ocorre na Basílica de São Pedro. Nesta fase, ocorre o traslado do corpo para a basílica vaticana, as celebrações e as orações e missa de exéquias. O caixão permanecerá sem a tampa até a noite anterior do funeral. A férula papal, bastão do papa, não será colocada ao lado do caixão como antes. Serão colocados um saco com as medalhas cunhadas durante o pontificado e um tubo com o rogito. Fiéis poderão visitar à basílica nesta etapa.

Terceira estação

Por fim, dois momentos marcam a última etapa: translado ao local da sepultura e o sepultamento. A pedido de Francisco, o sepultamento ocorrerá na igreja Santa Maria Maggior, a primeira no Ocidente dedicada à devoção da Virgem Maria. Não fazem mais parte do rito a deposição e o fechamento do caixão.