Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Em vídeo inédito, papa orienta os jovens: 'Aprendam a escutar'

Mensagem é dirigida aos jovens que participavam de uma Oficina de Escuta

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 27 de abril de 2025 às 22:17

O papa Francisco, em janeiro
O papa Francisco, em janeiro deste ano Crédito: Reprodução

Pouco menos de 1 mês antes de ser internado pela última vez, o papa Francisco gravou um vídeo - inédito até então - com uma mensagem aos jovens que participavam de uma Oficina de Escuta, uma iniciativa criada por Luca Drusian que envolve jovens e adultos em diferentes temas, permitindo que muitos experimentem a beleza de serem escutados, de escutar a si mesmos e escutar os outros.

A mensagem foi publicada no site da revista semanal italiana Oggi e divulgada neste domingo (27) pelo site especializado Vatican News.

Em trajes informais e um pouco mais gordo, Francisco diz: “Querido jovem e querida jovem, uma das coisas mais importantes na vida é escutar, aprender a escutar. Quando uma pessoa fala com você, espere até que ela termine, a fim de entendê-la bem e, depois, se quiser, diga alguma coisa. Mas o importante é escutar.”

O vídeo foi gravado em 8 de janeiro passado, em um celular, por um hóspede da Casa Santa Marta. A Oficina de Escuta é uma iniciativa criada por Luca Drusian que envolve jovens e adultos em diferentes temas, permitindo que muitos experimentem a beleza de serem escutados, de escutar a si mesmos e escutar os outros.

O papa reiterou este conselho: “Olhem atentamente as pessoas, elas não escutam. No meio de uma explicação, elas respondem e isso não contribui para a paz. Escutem, escutem bastante”, diz Francisco, no vídeo, junto à inevitável exortação para não esquecer os avós: “Os avós nos ensinam muito”.