Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore

Corpo do Papa Francisco foi enterrado com sapatos gastos e rosto coberto por seda

  • Foto do(a) author(a) Wladmir Pinheiro
  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Wladmir Pinheiro

  • Tharsila Prates

Publicado em 26 de abril de 2025 às 08:34

Corpo do Papa Francisco será enterrado com sapatos gastos e rosto coberto por seda
Corpo do Papa Francisco foi enterrado com sapatos gastos e rosto coberto por seda Crédito: Vatican News

O corpo do Papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, no Vaticano, na manhã deste sábado (26). A missa do funeral foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

Depois do velório na Basília de São Pedro, onde mais de 250 mil pessoas visitaram o caixão do pontífice, o corpo de Francisco foi levado em Cortejo até a igreja mariana, onde outros oito papas estão enterrados. 

O funeral aconteceu neste sábado (26), na Praça São Pedro, quando foi celebrada a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. Fiéis e autoridades de 160 delegações estiveram no funeral.

Ao fim da celebração eucarística, ocorreram os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcaram o encerramento das exéquias.

Em seguida, o caixão do papa foi levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), onde foi realizada a cerimônia de sepultamento.

Igreja deve virar ponto de peregrinação

A Santa Maria Maior é a igreja que Francisco tradicionalmente frequentava para fazer suas orações em Roma (diocese da qual era, oficialmente, o bispo).

O caixão do papa Francisco foi fechado às 20h (15h no horário de Brasília) da sexta-feira (25), o que marcou o fim do velório, que começou na quarta. O argentino Jorge Mario Bergoglio, primeiro pontífice latino-americano, foi velado em um caixão aberto feito de madeira e zinco. O corpo foi vestido com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário.

Durante o rito de fechamento do caixão, o rosto do papa, que tinha 88 anos, foi coberto por um lenço de seda branca. Ele escolheu ser enterrado com seus sapatos gastos, pretos. Moedas e medalhas cunhadas durante o seu pontificado também foram colocadas no caixão, assim como um relato escrito sobre os 12 anos em que esteve à frente da Igreja Católica.

A tampa do caixão de zinco (revestimento interior da estrutura de madeira) foi, então, colocada. Nela, há uma cruz, o brasão papal, a placa com o nome de Francisco, a duração de sua vida e seu Ministério Petrino. O caixão foi soldado e, nele, foram colocados os selos do cardeal camerlengo da Santa Igreja Romana, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício para Celebrações Litúrgicas do sumo pontífice e do capítulo do Vaticano. O caixão de madeira também foi fechado. Na tampa, uma cruz e o brasão papal de Francisco.