INDONÉSIA

Siameses com condição rara desafiam a ciência e superam expectativa de vida

Nos três primeiros anos de vida, foram forçados a permanecer deitados, porque não conseguiam se locomover ou sentar

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2024 às 15:06

Gêmeos siameses
Gêmeos siameses Crédito: Reprodução/American Journal of Case Reports

Irmãos gêmeos siameses nascidos na Indonésia, em 2018, lutam pela vida. Em uma situação muito rara, eles compartilhavam três pernas, quatro braços e uma genitália. Eles também usavam a mesma bexiga, reto e intestino. O caso fio relatado nesta semana na revista científica American Journal of Case Reports.

A probabilidade de sobreviverem por tanto tempo era extremamente baixa. Nos três primeiros anos de vida, eles foram forçados a permanecer deitados, porque não conseguiam se locomover ou sentar.

Com o tempo, a situação foi ficando mais difícil. Os pais deles procuraram ajuda médica no Hospital Hasan Sadikin em Bandung, na Indonésia. Os cirurgiões realizaram uma operação meticulosa para amputar a terceira perna e estabilizar os quadris, para que pudessem enfim sentar normalmente.

Foi decidido ainda posicionar seus troncos mais vertical e reconstruir os ossos pélvicos. Após esses procedimentos, os gêmeos não sofreram maiores complicações.

No momento, não há planos para separá-los ainda mais. Eles fazem fisioterapia para melhorar a condição física. No entanto, embora os garotos tenham sobrevivido à operação de alto risco, os médicos informaram que há poucos estudos sobre casos assim.