Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Integrante da Bamor picha um dos terreiros mais antigos do Brasil

Crime aconteceu na Casa de Oxumarê, terreiro de candomblé localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 18 de maio de 2025 às 18:41

Casa de Oxumarê
Casa de Oxumarê Crédito: Reprodução/Google Street View

Um integrante da Torcida Organizada Bamor (TOB) pichou a Casa de Oxumarê, terreiro de candomblé localizado na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, neste domingo (18). O crime ocorreu horas antes do clássico entre Bahia e Vitória, que terminou com o triunfo do Tricolor na Arena Fonte Nova.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o suspeito aparece pichando o muro do terreiro, com a sigla TOB. A Polícia Civil foi procurada, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Nas redes sociais, a Casa de Oxumarê pediu por respeito e ética. " A destruição de um patrimônio sagrado revela a urgência de um compromisso coletivo com os valores que sustentam uma sociedade justa e harmônica. O respeito à diversidade religiosa, à cultura do povo negro e aos espaços sagrados é um dever de cada cidadão", diz trecho da nota.

O terreiro também exigiu uma retratação pública por parte da torcida organizada: "Não se trata apenas de reparar um erro, mas de reafirmar o compromisso com os princípios éticos e com o respeito mútuo, bases essenciais para a convivência em sociedade."

A pichação é considerada crime no Brasil, conforme o artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), e pode acarretar em pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. "Mais do que um crime ambiental, trata-se de um atentado contra a liberdade religiosa, garantida pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, inciso VI", diz outro trecho da nota da Casa.

A Casa de Oxumarê é um dos terreiros mais antigos do país. Foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil em 2013 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).