Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Líder da Katiara é morto pela polícia na Vila Canária

Rafael Paixão substituía o traficante conhecido como Scoob na liderança do grupo

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 29 de julho de 2025 às 16:44

Rafael Paixão morto nesta terça-feira (29)
Ação da Polícia Civil que terminou na morte de Rafael Paixão nesta terça-feira (29) Crédito: Reprodução/ Polícia Civil

Apontado como o líder de um grupo criminoso com atuação no bairro Vila Canária, em Salvador, Rafael Paixão de Jesus, de 32 anos, foi morto em uma ação da Polícia Civil (PC) nesta terça-feira (29). De acordo com a PC, o objetivo da ação era "retirar do convívio social" integrantes da mesma facção.

As investigações apontaram que Rafael assumiu a liderança do grupo após a morte de Thiago Santos da Silva, conhecido como Scoob, o antigo '10 de Espadas' do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) - ferramenta que reúne os criminosos foragidos mais perigosos do estado. Scoob foi morto em outubro de 2024, no bairro Castelo Branco. Ele era visto como alvo prioritário da polícia por ser o 'cabeça' da Katiara em Valéria, um dos poucos bairros onde a facção ainda tem domínio do tráfico de drogas.

Rafael Paixão assumiu o a liderança no lugar de Thiago da Silva, conhecido como Scoob ou Cebola' e morto em outubro de  2024 por Reprodução

Segundo a polícia, enquanto estavam em cumprimento da ação, a equipe policial percebeu a presença de um homem armado em um imóvel utilizado como base do tráfico de drogas local. Durante a aproximação, o suspeito teria reagido à intervenção, dando início a um confronto. Rafael foi atingido por tiros e chegou a ser socorrido para o Hospital Eládio Lasserre, mas não resistiu aos ferimentos.

No imóvel, a polícia encontrou um revólver calibre 38, porções de maconha e cocaína, rádios comunicadores e balanças de precisão. Outros investigados continuam sendo procurados pela polícia.

A ação foi realizada por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).