Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Quatro exercícios fáceis para ficar com abdômen trincado

Prática tem que ser aliada com dieta restrita

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 26 de julho de 2025 às 13:00

Abdômen trincado é o sonho de muitos
Abdômen trincado é o sonho de muitos Crédito: Shutterstock

Um abdômen trincado é o sonho de muitas pessoas que praticam exercícios físicos em busca do desenvolvimento físico e muscular. Por isso, exercícios simples e efetivos podem ser fundamentais dentro da rotina de treino de quem quer realizar este objetivo.

Professor de educação física e personal, Márcio Lopes explica logo que não há um exercício para ‘trincar o abdômen’, mas sim atividades que fortalecem a musculatura da região. A definição, na verdade, é resultado da prática a uma dieta muito restrita. Com isso em mente, ele afirma que não é preciso inventar a roda nos exercícios.

"Indico o abdominal reto, que é o abdominal clássico, um exercício muito eficiente se for feito de maneira correta. Já de antemão, reforço que em todos os exercícios citados aqui é preciso buscar, seja pela internet ou com ajuda de um profissional, a execução recomendada porque, apesar de fáceis, esses exercícios exigem técnica para que os resultados apareçam", explica Márcio.

O segundo e o terceiro exercícios recomendados pelo profissional são de natureza isométrica, quando a pessoa permanece por determinado período em uma posição. O segundo é o abdominal horizontal, que consiste em manter a contração muscular sem realizar movimentos com o corpo inclinado e em posição estática.

Abdominal reto por Shutterstock

O terceiro é o abdominal lateral, onde a pessoa mantém uma posição estática, apoiando-se em um antebraço e na lateral do pé, com o corpo em linha reta, sem movimento. Esse exercício também é conhecido como prancha lateral. Para os dois exercícios, Márcio recomenda três séries até a falha, quando a pessoa não aguenta mais ficar na posição.

O quarto é o abdominal bicicleta, que simula o movimento de pedalar uma bicicleta deitado no chão com as pernas para cima. Ao falar desse exercício, Márcio explica que o número de repetições para ele e para o abdominal reto deve começar pequeno e evoluir a partir do ganho de resistência da pessoa.

"Claro que ninguém, ao começar a fazer os exercícios para fortalecimento abdominal, não conseguem fazer várias repetições. Então, é recomendado começar com quatro séries de oito repetições que, com tempo, podem avançar para 10, 15 e chegar até 20 para potencializar esses resultados. Entre essas séries, importante fazer o descanso de um minuto e meio", salienta Márcio.

Apesar de serem exercícios fáceis e com grandes resultados, o personal destaca que se deve fazê-los um dia sim e um dia não para dar o tempo de descanso adequado aos músculos para o fortalecimento.