Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Despedida de Alan Sanches reúne lideranças políticas e familiares no Salão Nobre da Alba

Deputado morreu após sofrer um infarto na manhã de sábado (17)

  • Foto do(a) author(a) Maria Raquel Brito
  • Maria Raquel Brito

Publicado em 18 de janeiro de 2026 às 14:40

Familiares, amigos e outras autoridades se despediram de Alan Sanches
Familiares, amigos e autoridades se despediram de Alan Sanches Crédito: Sora Maia/CORREIO

Familiares, amigos e lideranças políticas de diferentes campos se reuniram na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) na manhã deste domingo (18) para se despedir do deputado estadual Alan Sanches. 

Às 9h, foi realizada uma missa no Salão Nobre da Alba, mesmo local onde ocorreu o velório na tarde de sábado (17), restrito a familiares e amigos próximos. No início da tarde, o corpo de Sanches foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. 

Familiares e autoridades compareceram à missa em homenagem a Alan Sanches por Sora Maia/CORREIO

Prestaram homenagens a Sanches autoridades como o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), o líder do governo na Alba, Rosemberg Pinto (PT) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Duda Sanches, vereador de Salvador e filho do deputado, também falou à imprensa sobre os ensinamentos do pai. Duda disse que nunca imaginou viver esse momento e ressaltou a atuação do pai na medicina e na política.

“É difícil você não conhecer alguém que já tenha passado por suas mãos médicas, pelo seu carinho, pelo seu cuidado, que não tenha recebido a cura. E ele cuidava de muita gente, trabalhava incansavelmente numa dupla jornada entre a vida na política e o atendimento médico nas comunidades, para as pessoas mais humildes, atendimento que ele nunca parou de fazer, há mais de 30 anos fazia”, afirmou.

Segundo Duda, o legado que seu pai deixa é de trabalho e perseverança, de “um cara que veio do zero, de baixo, e construiu um nome. Um nome que vai ser lembrado sempre com muito carinho pelas pessoas”.

Deputado estadual, médico e ex-presidente da Câmara de Salvador, Sanches morreu na manhã do último sábado, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu.

Vice-presidente nacional do União Brasil, partido ao qual Alan Sanches era filiado, ACM Neto afirmou que a morte do parlamentar foi uma grande perda política, uma vez que Sanches era um dos nomes de maior destaque do grupo na Alba, mas também representa uma perda pessoal.

“Um grande amigo, um grande conselheiro. Alan se tornou uma das pessoas mais próximas a mim nos últimos anos, teve um papel fundamental na hora mais difícil. Eu destaquei isso. Os amigos a gente conhece nas horas mais difíceis. E ele foi um amigo dessas horas duras, um amigo que nunca faltou, com os seus conselhos, suas palavras de sabedoria e de experiência”, disse.

Conhecido por fazer oposição com responsabilidade, Alan Sanches mantinha uma relação cordial e até amizades com políticos de campos opostos. Deputada estadual pelo PSB, Fabíola Mansur o descreveu como seu amigo pessoal e disse que a perda da “voz firme de Alan, que briga pela Bahia” deixa um vazio. “Tem homens que, quando se vão, são esquecidos. Certamente esse não é Alan Sanches”, declarou.

“Nós temos aqui inúmeras pessoas que estão se emocionando pela partida dele, mas ele é um cara tão marcante que a memória estará viva em nossos corações. A Assembleia perde, com certeza, uma pessoa que ajuda no debate, que tem compromisso com a Bahia, competente e, particularmente, com o humor que quem conhece a Alan, [sabe que era] aquele cara que brigava com a gente aqui, discutia suas convicções, mas no fundo dizia: ‘Fabíola, eu te amo’, ‘Ivana, eu te amo’, ‘a gente está juntos nessa’, porque o compromisso dele era com a Bahia”, completou a parlamentar.