GWM adia início da produção e leva clientes para pilotar em Interlagos

Veja também: Renault divulga os preços do Kardian e a Citroën, a tabela do C3 Aircross de sete lugares

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 25 de fevereiro de 2024 às 11:00

Os clientes da GWM puderam acelerar dois modelos da marca no Autódromo de Interlagos. O Haval H6 tem 393 cv de potência
Os clientes da GWM puderam acelerar dois modelos da marca no Autódromo de Interlagos. O Haval H6 tem 393 cv de potência Crédito: Divulgação

A GWM promoveu nesta semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, um evento de experiência com seus dois primeiros modelos disponíveis no Brasil, o Haval H6 e o Ora 03. No total, durante quatro dias, 1.600 convidados realizaram 2.300 test drives na pista do circuito que recebe a Fórmula 1 no país.

A GWM trabalha com segmentações em seu portfólio, a linha de SUVs é denominada Haval e a de elétricos foi batizada como Ora. Na Haval, o modelo disponível era o H6 na versão GT. Nessa configuração, o veículo, que custa R$ 319 mil, desenvolve 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque. Híbrido plug-in e equipado com tração integral, o H6 GT acelera de 0 a 100 km/h em 4,8.

Outra opção que estava disponível, e que também acelerei, foi o Ora 03, nas versões Skin (R$ 150 mil) e GT (R$ 184 mil). Ambos contam com o mesmo conjunto motriz: um motor elétrico dianteiro que entrega 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A diferença entre eles está na estética, mais esportiva no GT, e na autonomia. De acordo com o Inmetro, o Skin roda 232 km com uma carga completa e o GT, 319 km.

O elétrico Ora 03 é oferecido no país em duas versões: GT e Skin
O elétrico Ora 03 é oferecido no país em duas versões: GT e Skin Crédito: Divulgação

MUDANÇA NO CRONOGRAMA

Apesar do rápido crescimento no país, o cronograma da GWM para a produção de automóveis está atrasado. Inicialmente, a fábrica em Iracemápolis (SP), que foi comprada da Mercedes-Benz, estava programada para ser inaugurada no dia 1º de maio, mas a data foi adiada para o segundo semestre. O veículo também mudou, no lugar de uma picape média com propulsão híbrida, será um SUV. De acordo com executivos da GWM, há possibilidades que seja o H6, no entanto, o H4 - de menor porte - não está descartado.

KARDIAN EM PRÉ-VENDA

Apresentado em outubro, o Kardian começou a ser produzido no Paraná e a Renault antecipou os preços do veículo. Dessa forma, se um cliente quiser reservar o carro irá pagar R$ 1 mil e terá direito a entrega prioritária, além da garantia de preço de pré-venda. Nesse momento, estão disponíveis as três versões de acabamento: Evolution (R$ 112.790), Techno (R$ 122.990) e Première-Edition (R$ 132.790).

Todas utilizam o novo motor 1 litro turbo que rende 125 cv de potência e 22,5 kgfm de torque. Nessas opções, o propulsor é sempre associado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem. O novo Renault chegará às concessionárias no final de março para concorrer com o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.

O Kardian já pode ser comprado, mas o cliente só receberá no final de março
O Kardian já pode ser comprado, mas o cliente só receberá no final de março Crédito: Divulgação

CARROS MAIS COLORIDOS

De acordo com um levantamento da Chevrolet, a tendência são automóveis mais coloridos. A marca revelou que vem registrando crescimento na procura por cores mais vivas. O azul, o vermelho e o verde representam atualmente 14% das vendas da sua linha no Brasil, 3 pontos percentuais a mais do que em 2019. O modelo de alto volume que tem puxado este fenômeno no portfólio da marca é a atual geração do Onix – tanto o hatch como o sedã.

No entanto, a cor preferida dos clientes da empresa continua sendo a branca, assim como a da maioria dos consumidores ao redor do mundo. Cerca de um terço dos veículos novos da Chevrolet emplacados no Brasil neste último ano foram brancos (35%), seguido pelos carros pratas (25%), pretos (13%) e cinzas (13%). O azul passou para 7% e o vermelho ficou com 5%.

Os consumidores da Chevrolet estão optando por veículos mais coloridos
Os consumidores da Chevrolet estão optando por veículos mais coloridos Crédito: Divulgação

AIRCROSS PARA SETE PESSOAS

Apresentado no final do ano passado, quando a Citroën revelou o preço somente das opções para cinco passageiros, o C3 Aircross para sete ocupantes finalmente teve sua tabela divulgada. A opção mais acessível é a Feel, que custa R$ 120.990, R$ 8 mil mais caro que o modelo para cinco pessoas. As outras versões são Feel Pack (R$ 127.990) e Shine (R$ 136.590).

Todos utilizam o mesmo motor 1 litro turbo, que rende 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. A transmissão é sempre automática, estilo CVT, e conta com somente dois airbags. Seu principal rival é o Chevrolet Spin, que chegará renovado às concessionárias no final de março. Atualmente, o Chevrolet custa entre R$ 113.040 (LS) e 139.470 (Activ).

Inicialmente, a Citroën estava negociando apenas o modelo com cinco lugares
Inicialmente, a Citroën estava negociando apenas o modelo com cinco lugares Crédito: Divulgação

FERRARI ESTREIA NO CINEMA

A cinebiografia de Enzo Ferrari, fundador do fabricante de carros esporte que leva seu sobrenome, está em cartaz nos cinemas. O filme se passa num período-chave da vida de Enzo, à medida que ele tenta superar a morte de seu filho, luta para manter sua empresa e procura dominar as pistas.