Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Amor que não se apaga: entenda como e por quanto tempo os cães são capazes de lembrar dos tutores

Saiba se os cães realmente esquecem seus donos após anos de separação

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 12 de janeiro de 2026 às 08:00

Quais são os limites da ligação entre os humanos e seus companheiros caninos?
Quais são os limites da ligação entre os humanos e seus companheiros caninos? Crédito: Pixabay

Você já parou para pensar no que se passa na cabeça do seu melhor amigo quando você sai de casa? Uma questão frequente entre os apaixonados por animais é a capacidade da memória canina. O consenso científico atual revela detalhes fascinantes sobre como eles guardam o amor pelos humanos.

Embora a saudade machuque, os pets não perdem as recordações de seus companheiros de vida. Contudo, a maneira como eles acessam essas informações é diferente do sistema de memórias dos seres humanos.

Pastor-belga malinois abre a lista dos cães mais inteligentes do mundo. De faro apurado, a raça é excelente para ajudar em investigações policiais, além de proteger casas, locais públicos e pontos comerciais  (Shutterstock) por Shutterstock

A forma como eles enxergam o tutor

Diferente de nós, os cães assimilam o mundo através de sensações e emoções básicas. O olfato é a ferramenta principal, permitindo que eles identifiquem o dono com precisão absoluta. Eles utilizam estímulos e sabores para traduzir a realidade ao redor.

Além dos cheiros, eles memorizam os rostos e o tom das palavras ditas pelos tutores. Essa mistura de sentidos cria uma lembrança duradoura e muito difícil de apagar da mente. Consequentemente, o animal consegue identificar o dono mesmo após anos de distância.

A permanência do vínculo afetivo

Na maioria das situações, o pet jamais esquecerá a pessoa que lhe deu amor e segurança. A intensidade das experiências vividas molda como o cérebro canino armazena as informações. Por esse motivo, laços fortes geram registros sensoriais que duram a vida toda.

Por outro lado, lembranças negativas funcionam como traumas que geram reações de defesa instantâneas. O animal associa o sofrimento a gatilhos específicos, resultando em posturas agressivas. Assim, o vínculo positivo é o que garante lembranças felizes e seguras.

O que pode prejudicar as lembranças

A saúde física e o envelhecimento são os principais vilões da memória dos nossos cães. Com o passar dos anos, é comum que ocorram falhas biológicas no processamento das informações. Fatores de saúde impactam diretamente a capacidade de reconhecimento do animal.

A boa notícia é que exercícios cognitivos e cuidados médicos retardam esse processo natural. Estimular o pet com atividades adequadas ajuda a manter a lucidez por muito mais tempo. Assim, você protege a saúde mental do seu companheiro contra os efeitos da idade.

Tags:

Pets