Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Corpo de Preta Gil será cremado em cerimônia íntima; capela sai por R$ 5,5 mil

Velório acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e vai ser aberto ao público

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 23 de julho de 2025 às 14:50

Preta Gil será enterrada em velório aberto ao público no Rio
Preta Gil será enterrada em velório aberto ao público no Rio Crédito: Reprodução

O corpo de Preta Gil será cremado após a cerimônia de despedida, na próxima sexta-feira (25). O velório da cantora acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no mesmo dia, das 9h às 13h. A escolha do local foi um pedido da artista.

De acordo com a revista Quem, a cremação acontecerá em uma cerimônia fechada e reservada aos amigos e familiares da cantora, às 14h, na capela ecumênica 1 do Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária da cidade. 

Capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência por Divulgação

Segundo a assessoria de comunicação de Gilberto Gil, a opção de cremação foi um pedido da própria Preta Gil à família. Ainda segundo o veículo, o corpo da cantora está previsto para chegar ao Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (24). Em seguida, seguirá para o laboratório do crematório, onde será preparado para o velório.

Na mesma capela, aconteceram despedidas de famosos como Ney Latorraca, Françoise Fourton, Milton Gonçalves, Marli Sampaio (mãe da promoter Carol Sampaio), MC Marcinho, Aracy Balabanian, Gloria Maria, Elizangela, e Pedro Paulo Rangel, entre outros. O custo da capela é a partir de R$ 5,5 mil, dependendo do tipo de serviço contratado.

Detalhes da capela

A capela ecumênica 1 do Crematório e Cemitério da Penitência é tipo anfiteatro com 150 poltronas. Lá, há um serviço de cerimonialistas que atendem aos pedidos da família ou responsável pelo velório. De acordo com a Quem, já houve roda de pagode, coquetel e uma festa de 15 anos com direito a valsa.

O software que comanda o momento da cerimônia tem, atualmente, seis opções de vídeos com mais de mil imagens e música, com duração de cinco minutos. Há uma projeção de imagens da natureza com sons e luz e chuva de pétalas de rosa.

Preta Gil por Reprodução

A capela também tem sala para a família com frigobar, banheiro privativo e antessala com sofá. Outro diferencial é a automação das capelas, que permite que as famílias escolham cores das luzes das paredes e teto, temperatura da sala, volume e o repertório de sons (da natureza, canções da MPB, gospel, clássicas e católicas) por meio de um tablet. Há ainda uma TV de LED que poderá exibir fotos ou vídeos previamente selecionados pelos familiares.