Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Entenda a origem do nome da cantora Preta Gil

Gilberto Gil explicou decisão de escolher nome da filha

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 26 de julho de 2025 às 13:00

Preta Gil será enterrada em velório aberto ao público no Rio
Preta Gil será enterrada em velório aberto ao público no Rio Crédito: Reprodução

Após a morte de Preta Gil, no domingo (20), internautas resgataram uma publicação antiga de Gilberto Gil em que o cantor explica por que decidiu registrar a filha com o nome “Preta”. A mensagem foi publicada originalmente em novembro de 2021, no X (antigo Twitter).

Gilberto Gil e Preta Gil por Reprodução

“Na minha casa, Preta se tornou nome próprio”, escreveu Gil. “Quando fui fazer o registro da Preta Gil, eu falei para a moça registrar Preta. Ela perguntou: Preta? Eu disse: ‘Sim. Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas’. Aí ela colocou”, contou o artista, que disse ainda que precisou acrescentar um Maria ao nome para que fosse registrado.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 1974, no Rio de Janeiro, e morreu aos 50 anos, em Nova York, onde estava em tratamento experimental contra um câncer diagnosticado em 2023.

Pouco antes da publicação viralizar, Gilberto Gil havia feito um comunicado oficial sobre a morte da filha, ao lado da esposa Flora Gil. “É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, dizia a nota publicada nas redes.

Carolina Dieckmmann por Reprodução

“Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família”, completou o texto. Segundo Gil, as informações sobre o velório e o sepultamento seriam divulgadas em breve, o que se concretizou no dia seguinte, com a cerimônia de despedida ocorrendo no Rio de Janeiro.

Nas redes, a irmã da cantora, Bela Gil, também se pronunciou. “Minha maior grande perda! Minha eterna inspiração e alegria”, escreveu a apresentadora ao publicar uma foto da infância ao lado de Preta.

Preta foi velada e cremada nesta sexta (25), no Rio de Janeiro.