Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Médico se declara culpado por fornecer droga a Matthew Perry e pode pegar 10 anos de prisão

Médico havia repassado cetamina ao ator semanas antes do falecimento

  • F
  • Felipe Sena

Publicado em 24 de julho de 2025 às 20:10

Matthew Perry
Matthew Perry Crédito: Divulgação

O médico Salvador Plasencia, de 43 anos, acusado de envolvimento na morte do ator Matthew Perry, da série americana "Friends", declarou-se culpado nesta quarta-feira (23), em um tribunal de Los Angeles, por ter fornecido cetamina ao artista.

Matthew Perry por Divulgação

A informação foi confirmada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e publicada pela revista Rolling Stone. Segundo a repórter Nancy Dillon, da mesma revista, Plasencia pode ser condenado a até 10 anos de prisão.

Também conhecida como quetamina, a cetamina é um anestésico dissociativo utilizado por profissionais de saúde tanto para indução e manutenção da anestesia quanto para alívio da dor e sedação. No entanto, em doses elevadas, pode causar alucinações, delírios paranoides e uma intensa sensação de desconexão da realidade.

Antes do acordo judicial, o médico enfrenta julgamento ao lado de outros envolvidos no caso. Três deles; Erik Fleming, Kenneth Iwamasa e Mark Chavez, já haviam se declarado culpados por conspiração para distribuir cetamina. A última ré a ser julgada é Jasveen Sangha, apelidada pela imprensa de “Rainha da Cetamina”, acusada de manter um depósito clandestino da substância em North Hollywood.

Embora Plasencia não tenha fornecido a dose fatal que causou a morte de Perry, ele havia repassado cetamina ao ator semanas antes do falecimento. Matthew Perry, de 54 anos, foi encontrado inconsciente na jacuzzi de sua casa em Los Angeles.

“O Dr. Plasencia está profundamente arrependido pelas decisões de tratamento que tomou ao fornecer cetamina a Matthew Perry. Ele assume total responsabilidade ao declarar-se culpado pela distribuição da substância”, afirmou a advogada Karen Goldstein, em comunicado divulgado pela Rolling Stone.

O ator americano-canadense utilizava o anestésico sob supervisão médica como parte de um tratamento terapêutico para depressão. No entanto, promotores afirmam que ele desenvolveu dependência da substância.

Segundo a acusação, Plasencia adquiria cetamina com Mark Chavez e revendia ao ator por preços inflacionados. Em uma das mensagens de texto apresentadas pelos promotores durante o processo, Plasencia escreveu: “Me pergunto quanto esse idiota vai pagar”. Ele chegou a relatar que entregou 20 doses da droga a Perry em um período de duas semanas, em 2023.