Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morre Mary Terezinha, ícone da música gaúcha e ex-parceira de Teixeirinha, aos 79 anos

Cantora, acordeonista e atriz, Mary ficou conhecida como a “menina da gaita” e marcou gerações

  • Foto do(a) author(a) Ana Beatriz Sousa
  • Ana Beatriz Sousa

Publicado em 1 de julho de 2025 às 13:13

Mary Terezinha morre aos 79 anos em Porto Alegre (RS)
Mary Terezinha morre aos 79 anos em Porto Alegre (RS) Crédito: Divulgação

Mary Terezinha Cabral Brum, conhecida artisticamente como Mary Terezinha, faleceu nesta segunda-feira (30), aos 79 anos, em sua residência em Porto Alegre (RS). A artista, que ganhou notoriedade ao formar uma das duplas mais queridas da música regional com Teixeirinha, deixou um legado de composições, filmes e apresentações marcantes.

A informação foi confirmada por sua filha, Liane Teixeira, que relatou que a mãe morreu de forma tranquila, assistindo televisão. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

“Minha mãe foi uma mulher à frente do seu tempo, pioneira tanto na música quanto na vida. Sempre foi verdadeira e autêntica. Partiu em paz”, declarou Liane.

Mary teve dois filhos com Teixeirinha: Liane e Alexandre Teixeira.

Mary Terezinha morre aos 79 anos em Porto Alegre (RS) por Divulgação

O velório será realizado nesta terça-feira (01), a partir das 13h, na Capela Premium do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida está marcada para as 19h.

Conhecida como a “menina da gaita”, Mary Terezinha foi mais do que cantora. Ela brilhou como acordeonista, compositora e atriz, sendo uma das raras mulheres a conquistar espaço de destaque na música regional do sul do Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Ao lado de Teixeirinha, estrelou 12 filmes de sucesso, entre eles: "Gaúcho de Passo Fundo", "Ela Tornou-se Freira", "Carmen a Cigana" e "Coração de Luto". Mesmo após o fim da parceria artística em 1984, Mary manteve carreira solo e, mais recentemente, se dedicava à música gospel.

O parceiro de longa data, Teixeirinha, ícone da cultura gaúcha e autor de inúmeros sucessos populares, faleceu em 1985. Conhecido como o “Rei do Disco”, ele ainda é lembrado por sua enorme contribuição à música brasileira.

A morte de Mary representa o fim de uma era para os admiradores da música tradicional gaúcha e seguem vivos na memória de quem acompanhou sua trajetória.