Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Senhora, Amor e Maquilene: veja os nomes mais diferentões registrados no Brasil

Dados foram coletados segundo a lista disponibilizada pelo IBGE

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 05:30

A proporção de indígenas sem certidão de nascimento é maior do que a população em geral
A proporção de indígenas sem certidão de nascimento é maior do que a população em geral Crédito: Shutterstock

Enquanto Maria e Ana seguem firmes no topo da lista de nomes mais comuns do país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que há brasileiros com nomes bem fora do convencional. Entre os registros mais curiosos estão Longuinha, Senhora, Senhor, entre outros. Também chamam a atenção nomes como Joano, Cariolando, Catolina e Maquilene. A lista inclui ainda opções raríssimas como Joano, Lindoneza, Senhora, Senhor, entre outros, mostrando a diversidade de escolhas espalhadas pelo Brasil.

SANTOS - Sobrenome vem do termo latino sanctus, que significa “sagrado” ou “santo”. Linhagem possivelmente teve origem na Sierra de los Santos, na região da Andaluzia, no sul da Espanha. Na Idade Média, o nome Santos também era atribuído a indivíduos nascidos em 1º de novembro, data comemorada como o Dia de Todos os Santos. por Imagem: New Africa | Shutterstock

Nomes como Amor, Alegria, Felicidade também aparecem na lista. Deusimaria, anjo e nomes que soam escrita errada, como Ferbanda, Fernandq, Fernanfa, Ferdanda e Fernsnda, que parecem variações de Fernanda, também estão no ranking.

A base de dados do IBGE reúne informações de 203 milhões de pessoas em mais de 90 milhões de domicílios e permite consultar nomes e sobrenomes por década, estado ou cidade. O portal também mostra variações como Ana e Anna ou Luis e Luiz, além de permitir comparações com outros países por meio de um mapa interativo.

Segundo o levantamento, os nomes mais populares no Brasil seguem praticamente os mesmos há décadas. Maria lidera com 12,2 milhões de registros, seguida por José, Ana, João e Antônio. O ranking ainda traz clássicos como Francisco, Pedro, Carlos, Lucas e Luiz entre os dez primeiros colocados.

Tags:

Nome Ibge