Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Só 100 no mundo: jovem tem condição raríssima que permite lembrar de tudo o que fez desde que era bebê

Cientistas buscam respostas sobre a habilidade de TL em arquivar todos os seus dias

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 18 de janeiro de 2026 às 08:00

A adolescente de 17 anos vive em um mundo onde o esquecimento simplesmente não existe
A adolescente de 17 anos vive em um mundo onde o esquecimento simplesmente não existe Crédito: Freepik

Muitas histórias parecem tão fora do comum que soam como ficção para o público.

Contudo, a realidade consegue ser ainda mais surpreendente quando observamos o cérebro de pessoas raras. Algumas capacidades fogem totalmente do padrão humano e transformam a simples lembrança em algo extraordinário.

Rebecca Luna conta que experimentava uma série de lapsos de memória e desatenções por Reprodução

Registros do passado

A hipertimesia permite que o indivíduo guarde memórias autobiográficas de forma quase infinita. Assim, datas e conversas banais ficam arquivadas para sempre, sem que o tempo consiga apagar nenhum detalhe.

Dessa forma, a mente cria um inventário completo de cheiros, lugares e sensações físicas vividas. O passado nunca desaparece e se mantém disponível para consulta imediata, sendo um arquivo biológico.

A jornada de TL

Atualmente, estima-se que existam pouquíssimas pessoas no mundo com essa configuração cerebral específica. Para muitas famílias, ter esse registro perfeito da infância dos filhos seria considerado um dom quase mágico.

Nesse contexto, a adolescente francesa TL se destaca como um caso fascinante da neurologia. Desde cedo, ela notou que sua capacidade de recordar superava muito o padrão das outras pessoas.

Aprendizado e memória

Todavia, vale ressaltar que essa condição não está relacionada ao desempenho acadêmico da jovem. TL não possui facilidade para decorar conteúdos teóricos ou fórmulas complexas para os exames da escola.

O foco dessa habilidade está no campo das vivências particulares de cada dia vivido. Ela visualiza sua história como um filme em alta definição, sentindo as emoções como se fossem atuais.

Organização das ideias

Dentro da mente da adolescente, as recordações seguem uma ordem lógica que facilita o acesso rápido. Ela consegue alternar o ponto de vista das cenas, vendo-se como criança ou como mera espectadora.

Consequentemente, essa organização impecável transforma o cérebro em uma galeria viva de momentos marcantes e triviais. Especialistas analisam como essa estrutura mental consegue manter tamanha fidelidade aos fatos ocorridos antigamente.

Limites do pensamento

Esses relatos nos convidam a refletir sobre a extensão real das capacidades cognitivas de cada ser. Qual seria a porcentagem da nossa vida que realmente conseguimos manter salva em nossa consciência profunda?

Inegavelmente, a experiência de TL demonstra que o cérebro humano ainda guarda segredos muito profundos. A ciência caminha para desvendar como o ato de lembrar pode atingir níveis tão impressionantes detalhados.

Tags:

Ciência