Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Áudio de superintendente da Seap sugere desativação da PLB pós-fuga; ouça

A gravação traz ainda a falta de efetivo necessário para revistas diárias

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 21 de julho de 2025 às 09:00

Fuga de detentos no Complexo da Mata Escura
Fuga de detentos no Complexo da Mata Escura Crédito: Reprodução

Um áudio atribuído ao superintendente de Gestão Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luciano Viana, faz parte da investigação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Draco) que apura as circunstâncias da fuga de Geleia e comparsas da unidade em 2023.

Além do vídeo que registrou as regalias que o traficante e outras lideranças do Bonde do Maluco (BDM) tinham no Módulo V, a gravação indica uma medida drástica em resposta ao incidente que colocou em xeque a segurança da unidade prisional.

“E com a fuga, a gente está aproveitando para fazer uma limpeza geral, a gente vai tentar desativar e mostrar ao governador (Jerônimo Rodrigues) que precisa de investimento, porque não tem como ficar refém de facção, né? Agora é limpar e manter e ver o que a gente vai fazer, se vai desativar, se vai reformar”, diz Viana.

Ainda na gravação, o superintendente de Gestão Prisional diz que, com o efetivo inadequado, nada poderia fazer para evitar a fuga. “A gente já imaginava que o Módulo V estava assim, mas a gente não estava criando a estratégia para mexer ainda no módulo V, por causa da fragilidade. Se a gente tencionasse demais, a gente não tinha como segurar, devido a sua estrutura, a quantidade de presos e a falta de efetivo. Então, felizmente, isso, ao longo de décadas, foi se deixando, se deixando”, diz trecho.

Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) não se manifestou sobre os áudios.

Complexo

Em Salvador, existe um total de 10 unidades prisionais, e só no Complexo Penitenciário da Mata Escura, estão sete delas. Além da PLB, estão: Conjunto Penal masculino, Conjunto Penal Feminino, Presídio Salvador, Cadeia Pública, Centro de Observação Penal (COP) e a Unidade Especial Disciplinar (UED).

Fora do complexo, existem ainda o Hospital de Custódia e Tratamento na Baixa do Fiscal, a Casa do Albergado, localizada na Avenida Cardeal Avelar Brandão, e a Colônia Penal Lafayete Coutinho, no bairro de Castelo Branco.

Líderes do BDM tinham mordomias dentro da PLB por Reprodução